quarta-feira, 8 de junho de 2016

Eliézer




Eliezer origina-se no hebraico אֱלִיעֶזֶר ('Eliezer), que significa "Deus é minha ajuda". No Antigo Testamento, este é o nome de ambos um servo de Abraão e um dos filhos de Moisés. Para ver uma explicação sobre o significado do nome, é só ler Êxodo 18: 4.

Este foi o nome de pelo menos três personagens diferentes na Bíblia:

1)        Foi o segundo filho de Moisés e Zípora, conforme afirma o versículo do Êxodo: “e o outro chamava-se Eliézer, pois dissera: "O Deus de meu pai (Eli) foi o meu ajudador (ezer); livrou-me da espada do faraó”;

2)         Também há um Eliezer conhecido como Eliezer de Damasco, filho de Ninrode, e cabeça do patriarca da casa de Abraão, mencionado no livro de Gênesis (15:2) Mas Abrão perguntou: "Ó Soberano Senhor, que me darás, se continuo sem filhos e o herdeiro do que possuo é Eliézer de Damasco?”;

3)        Um profeta chamado Eliezer, filho de Dodava, repreendeu o rei Jeosafá por fazer um tratado com Acazias, o rei de Israel. Ele e Acazias construíram navios em Eziom-Geber, que foram navegar à comércio para Társis. De acordo com 2 Crônicas (20:37), os navios afundaram devido a ele não confiar no Senhor: Eliézer, filho de Dodava de Maressa, profetizou contra Josafá, dizendo: "Por haver feito um tratado com Acazias, o Senhor destruirá o que você fez". Assim, os navios naufragaram e não puderam sair para negociar”.

        
Em São Paulo, no ano de 2014, foram registrados 28 meninos chamados Eliezer, enquanto em 2015 subiu para 31 registros. Também tivemos 20 Eliézer (com acento) em 2014 e 23 em 2015 (Arpen/SP). É um nome moderadamente usado, portanto, mas não totalmente esquecido.

Algumas referências:

Eliezer Batista - engenheiro e administrador de empresas brasileiro.
Eliezer Setton - cantor brasileiro.
Eliezer Kamenesky - poeta, ator e músico russo
Eliezer Motta – ator e humorista brasileiro.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário