sexta-feira, 10 de junho de 2016

Elói

.


Elói é a forma francesa e catalã de Eligius, que por sua vez, foi um nome latino tardio derivado do latim “eligere”, ou seja “para escolher, para eleger”, de modo que por interpretação, podemos entender como significando “o eleito, o escolhido”.
Outras línguas: Eligio (italiano), Eligius (Final romano), Eligiusz (polonês), Eligio, Eloy (Espanhol)

Santo Elói ou Elígio (588 — 1 de dezembro de 660), foi um nobre romano, artesão em Limoges onde trabalhou como aprendiz do superintendente no mestre de moedas reais, e por isso, hoje, é considerado o padroeiro dos metalúrgicos.

Em São Paulo, no ano de 2015, de acordo com a lista da Arpen/SP, foram registrados 3 meninos chamados Elói. É um número bem limitado, mas surpreendente, pois há tempos que Elói é considerado um nome antigo, ultrapassado.

Apesar de terem origens totalmente diferentes, considero Elói um nome parecido com o feminino Eloá ou Eloah, o que pode potencializar sua aceitação entre os brasileiros.

Algumas referências:

Elói Bicudo Varela Lessa, barão de Lessa (Pindamonhangaba, 1 de dezembro de 1844 — São Paulo, 30 de outubro de 1922) foi um político brasileiro.

Elói Correia Abreu (Loulé, 1 de Dezembro de 1917 - Lagos, 1 de Janeiro de 2000), foi um comerciante e político português.


Elói Mendes, é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Pertence à Mesorregião do Sul e Sudoeste de Minas e à Microrregião de Varginha.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário