quarta-feira, 15 de junho de 2016

Érico

.

Érico é a forma portuguesa de Eric, que significa algo como “soberano eterno”, a partir do nórdico antigo Eiríkr, derivado dos elementos “ei” (sempre) e “ríkr” (régua). Um portador notável foi Eiríkr inn Rauda (Eric, o vermelho, em português), um navegador e explorador do século 10, que descobriu a Groenlândia. Este foi o nome de vários reis da Suécia, Dinamarca e Noruega.  

O nome foi levado para a Inglaterra por colonos dinamarqueses durante o período anglo-saxão. Por conta de seu significado, que denota nobreza, foi o nome de vários reis escandinavos e pessoas na nobreza. Érico I da Noruega, por exemplo, foi o segundo rei da Noruega, reinando entre os anos 930 e 934. Ficou conhecido como o "assassino de irmãos", por ter decapitado seus dezoito irmãos com medo de perder o seu trono.

A Suécia também ficou sob o reinado de um Érico. Érico VI da Suécia, ou Érico, o Vitorioso - como era conhecido - foi um dos primeiros reis da Suécia. Além de reinar sobre os suecos, Érico VI também governou os dinamarqueses, entre 992 e 993 d.C.

Entre outros monarcas que reinaram os países escandinavos está Érico da Pomerânia e Érico Arvidsson Troll, também conhecido por Érico Trolle da Suécia.

No Brasil, uma das personalidades mais famosas com este nome foi Érico Veríssimo, um dos escritores brasileiros mais populares do século XX. Enquanto a forma mais comum nos países anglófonos e francófonos seja Eric (Éric), a grafia Erik ainda é a mais comum na Escandinávia. Já os países de língua alemã utilizam-se da grafia Erich. No dia 18 de maio celebra-se o dia de São Érico, na Suécia e na Noruega.

Algumas referências:

Érico I da Noruega, segundo rei da Noruega
Érico da Pomerânia, rei da Suécia, Noruega e Dinamarca depois da União de Kalmar
Érico VI da Suécia, um dos primeiros reis da Suécia
Érico Trolle da Suécia, regente da Suécia
Érico Cardoso, município brasileiro, localizado no estado da Bahia
Érico Curado, escritor, jornalista e advogado brasileiro
Érico Delamare, político brasileiro
Érico Marinho da Gama Coelho, ex-senador brasileiro
Érico Veríssimo, escritor brasileiro




.




Nenhum comentário:

Postar um comentário