quinta-feira, 16 de junho de 2016

Nereu & Nereo



Nereu é um nome masculino derivado do grego (νηρος neros), que significa "água", vindo do verbo néein (νέειν), “nadar”. No mito grego este era o nome de um deus do mar, o pai das Nereidas. Além da mitologia grega, onde ele é representado como um deus menor idoso, o velho do mar, Nereu também é mencionado no Novo Testamento, como sendo um cristão de Roma.

Este também foi o nome de um santo romano do século I d.C, um membro do exército, martirizado com seu companheiro Achilleus por que se recusaram a executar os cristãos. Nerio e Nereo são variantes italianas, embora Nerio possa ser apenas diminutivo de Irnerio, Rainerio ou Guarnerius, assim como Neria é a variante feminina e Nerina seu diminutivo. O feminino Nerea é usado na Espanha.

Não há nenhum registro de Nereu em São Paulo (Arpen/2015), mas há dois registros de Nerea. Apesar de um nome pouco usado hoje em dia, tem a mesma terminação de Romeu, por exemplo, que é um pouco mais apreciado, ou ainda Eliseu e a versão italiana de Mateus, Matteo. 

Nereu de Oliveira Ramos foi um advogado e político brasileiro.
Nereu Correia de Sousa, foi um escritor brasileiro
Nereu, soldado e santo romano; Nereu e Aquileu (em latim: Nereus et Achilleus) foram dois santos mártires de Roma, Itália, cujas tradições preservadas atualmente são confusas e contraditórias. Eles são celebrados no dia 12 de maio juntamente com Santa Flávia Domitila, com quem provavelmente tinham alguma relação.
Nereo Annovi, pintor italiano
Nereo Puppets, jogador de futebol italiano;
Nereo Champagne, jogador de futebol argentino;
Nereo Laroni, político italiano;
Nereo Manzardo, jogador de futebol italiano;
Nereo Marini, jogador de futebol italiano;
Nereo Morandi, poeta italiano;
Nereo Rocco, jogador e treinador de futebol italiano;
Nereo Svara, atleta italiano;



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário