terça-feira, 28 de junho de 2016

Salvatore

.
Particularmente, acho Salvador um nome muito charmoso, mas há quem se incomode com a conotação religiosa e com a cidade baiana, então venho apresentar uma alternativa bastante viável no Brasil: Salvatore, que é a variante italiana do nome.

Segundo a Wikipédia italiana, Salvatore ainda tem as variações Salvadore, Salvatorico e Salvatorino. Além disso, tem as formas elaboradas Salvato, Salvo, Tore, Dore, Rino, e as formas femininas Salvatora, Salvadora, Salvatrice, Salvatorica, Salvatorina, Salvatrix.

Em outras línguas temos Xalba (basco), Sal (inglês), Salvator (latim), Salwator (polonês), Salvador (português), Szalvátor (húngaro). 

O significado é literal: quer dizer, literalmente, “salvador”, “aquele que salva”, sendo um dos mais antigos nomes cristãos, referindo-se obviamente à Jesus Cristo, o “salvador da humanidade”. Corretamente, o nome vem de uma tradução do grego Σωτήρ (Soter), sendo que os primeiros cristãos adotaram esse nome como uma tradução do nome de Jesus. No mínimo, a sua propagação pode ter sido impulsionada também pelo culto à São Salvador de Horta.

Salvatore é um nome encontrado em toda a Itália, mas mais utilizado no Sul e nas Ilhas, segundo o Nomix. Na mesma região, são encontradas variantes especificas como Turi, Ture e Turiddu. As formas femininas Salvatrice e Salvatorica são típicas da Sardenha, enquanto Salvadore é uma grafia tipicamente toscana. De acordo com a estimativa de 2000, é o sétimo nome masculino mais comum na Itália no século XX.

Em 2013, na lista divulgada pelo Nomix, Salvatore era o 34º nome masculino mais utilizado no país. No estado de Sâo Paulo, no ano de 2015, foram apenas 3 meninos registrados com esse nome (ousadia pura!).  

Na Itália é tradicional comemorar o “Onomástico”, ou seja, o dia de festa de cada santo, sendo que Salvatore tem seu dia demarcado em 6 de agosto, dia da Transfiguração de Jesus, ou a festa de Corpus Domini.

Apesar da ampla maioria das pessoas que já tem uma certa idade associarem Salvatore à memória de Salvatore Alberto Cacciola, um banqueiro ítalo-brasileiro, proprietário do falido Banco Marka, que foi condenado em primeira instância no Brasil por crimes contra o sistema financeiro, temos muitas outras referências muito boas para compensar essa:

Referências:

Salvatore Accardo, violinista italiano
Salvatore Adamo, cantor e compositor italo-belga
Salvatore Carcano, inventor italiano
Salvatore Ficarra, ator e diretor televisivo italiano
Salvatore Fiume, pimtor italiano
Salvatore Ferragamo, estilista italiano
Salvatore Luria, biólogo italiano naturalizado americano.
Salvatore Ottolenghi, médico italiano
Salvatore Pappalardo, cardeal e arcebispo católico italiano
Salvatore Quasimodo, poeta italiano
Salvatore Schillaci, atleta italiano.

Na variante Salvador, temos:

Salvador Allende, político chileno
Salvador Dalí, pintor, escultor e escritor espanhol.
Salvador de Madariaga, diplomata, historiador e escritor espanhol
Salvador Espriu, poeta e dramaturgo catalão
Salvador Fidalgo, militar e explorador espanhol
Salvador Mazza, médico argentino

Na variante Salvator:

Salvator Angelo Spano, político, jornalista e escritor italiano
Salvator Gotta, escritor italiano
Salvator Rosa, pintor e poeta italiano
Salvator Ruju, poeta, escritor e jornalista italiano

Salvator Xuereb, ator norte-americano. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário