sexta-feira, 22 de julho de 2016

As filhas de Jó: Jemima, Quézia e Queren-Hapuque

Os três cargos mais alto das Filhas de Jó, ordem paramacônica: Primeira Princesa com uma Urna de Incenso representando Quézia e a fé, Honorável Rainha com uma Cornucópia da Fartura representando Quéren-Hapuque o Trinunfo da Fé e Segunda Princesa com a Pomba Branca representando Jemina e a pureza.


Com esse texto, queremos trabalhar de uma só vez o nome das três filhas de Jó: Jemima, Quézia e Queren-Hapuque. Essas são as versões em português do nome, a partir da tradução bíblica latina.

Significados e popularidade no mundo:


Jemima: Significa "pomba" em hebraico. Esta era a mais velha das três filhas de Jó, no Antigo Testamento. Como um nome em Inglês, Jemima se tornou o comum durante a era puritana. Em hebraico, o nome se escreve Yemima. Jemima tinha popularidade nos Estados Unidos (1893, 826º) e Inglaterra (2014, 211º).


Quézia: A partir do nome hebraico קְצִיעָה (Qetsiyah) que significa "canela" ou “madeira cheirosa” a partir do nome da árvore de especiarias. Tem as variantes Kezia, Keziah, e Ketzi'ah (hebraico) e Chezia (italiano). Kezia tem popularidade na Inglaterra, sendo que apareceu pela última vez em 2002, na 490ª posição. Keziah tem popularidade na Inglaterra (2001, 493º) e também na França (2010, 464º);


Quéren-Hapuque: Significa "chifre de antimônio" em hebraico. Antimônio é uma substância que antigamente era usada como um cosmético para o olho (sombra). Uma corneta de animais oca poderia ter sido usado para armazenar o material. Quéren-Hapuque é a tradução latina e usado em português, mas temos as versões Keren-Happuch ou ainda, Keren Happukh que é bastante melhor, já que Quéren acaba coincidindo incomodamente com a conjugação do verbo “quer”. Esse nome não tem popularidade nos rankings existentes no Behind The Name.


Veja esse texto elaborado por um religioso sobre os nomes das três filhas de Jó:

As Filhas de Jó: Três princesas, três virtudes no Reino de Deus!
E chamou o nome da primeira Jemima, e o nome da segunda Quezia, e o nome da terceira Quéren-Hapuque.
E em toda a terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos. Jó 42.14-15.
Este texto menciona três coisas: O nome das moças, a formosura das moças e a herança das moças.
1. Os nomes das moças: Na antiguidade as pessoas colocavam nomes aos seus filhos tomando em conta suas experiências de vida, assim eles deviam pensar muito antes de fazer isso, pelo geral eles sempre oravam ao Senhor. Foi assim que Jó deu nome a suas filhas:
Jemima, Quézia e Quéren-Hapuque...
Que nomes! Diferentes, bonitos, exóticos e misteriosos!
Os nomes das filhas de Jó têm vários significados e lições preciosas para a vida cristã. Examinemos alguns deles:
· Jemima (ימימה, Yêmiymah) significa “Pomba” ou “Formosa como o dia”: Reino Animal.
· Quézia (קציעה, Qêtsiy‘ah) significa “Cássia” (Uma casca triturada como à Canela) ou“Incenso”: Reino Vegetal.
· Queren-Hapuque (קרן הפוך, Qeren Happuwk) significa “Chifre de antimônio” ou “Vidro de Colírio”: Reino Mineral.
Os nomes das princesas estavam vinculados aos três reinos da natureza e também revelam suas características físicas:
· Jemima, ela era uma menina branca e simboliza o primeiro período da vida de Jó, sua primeira glória.
· Quézia, ela era uma menina morena e simboliza o segundo período da vida de Jó, sua tribulação.
· Quéren-Hapuque, ela era uma menina ruiva, e simboliza o terceiro período de Jó, sua última glória.
Note aqui a universalidade da raça humana, pois as moças sendo três são fases da noiva de Cristo. Aqui também se vê a transformação, primeiro branca, depois morena e finalmente ruiva. Na verdade, aqui temos o processo da regeneração ou conversão espiritual, ou seja, estamos diante da justificação, da santificação e da glorificação da esposa de Cristo.


Popularidade no Brasil:


Quanto aos registros dos três nomes no Brasil (Nomes no Brasil, IBGE, Censo 2010):

Primeiramente, Jemima tem 1.790 pessoas com esse nome no Brasil, sendo que a maioria nasceu nos anos 90, e o estado de destaque é Roraima. Os brasileiros também registraram Gemima, com 1.672 pessoas, com destaque para o Amazonas. Ambas as grafias do nome são bastante usadas no norte do Brasil, e bem raras no Sul e Sudeste.

Segundo, Quézia é o nome de 5.996 pessoas, sendo que a maioria nasceu nos anos 2000, e o estado de destaque é Roraima. Brasileiros também registraram a grafia Quésia, com 7.163 pessoas e destaque para Rondônia. Há ainda a grafia Kézia, com 9.425 pessoas (destaque para Espirito Santo) e 22.621 pessoas com a grafia Késia (destaque para Rondônia).

Terceiro, Quéren é o nome de 1.952 pessoas, com destaque para Rondônia nos anos 2000. A grafia Querem tem 751 pessoas, mas os brasileiros preferiram escrever o nome com “K”, e Keren tem 3.818 pessoas representando o nome, além de Kerem com 749 registros ao todo. Como não temos possibilidade de ver segundo nome nos dados do IBGE, não temos como saber se alguma delas foi registrada com o nome completo, Quéren-Hapuque.  

Existe uma ordem chamada Filhas de Jó (ou Filhas de Jó Internacional), uma ordem sem fins lucrativos, discreta e de princípios fraternais, filosóficos, iniciáticos, e filantrópicos, apoiada pela Maçonaria e destinada à jovens do sexo feminino entre 10 e 20 anos, visando aperfeiçoamento do caráter através do desenvolvimento moral e espiritual encontrados nas Sagradas Escrituras, a lealdade para com a bandeira do seu país, o amor filial e o serviço à comunidade. O nome desta Instituição paramaçônica se refere às três filhas de Jó, que representam, respectivamente: Quézia (fé), Jemima (pureza) e Quéren-Hapuque (triunfo da fé), que são citadas na Bíblia como as "mulheres mais justas de toda a Terra". Ela está presente em alguns países: Austrália, Brasil, Canadá, Estados Unidos e Filipinas.

Referências de Jemima:

Anne Jemima Clough, uma ativista britânica;
Jemima Kirke, pintora e atriz britânica;
Jemima Rooper, atriz britânica;
Jemima West, atriz britânica naturalizada francesa.

Referências de Kezia/Keziah:

Kizzy, uma cantora, atriz e apresentadora de televisão holandesa. Kizzy é um apelido para Keziah.
Keziah Jones, nome artistico de Olufemi Sanyaolu, é um cantor, compositor e guitarrista nigeriano.
Kézia Chris, é uma cantora brasileira de música gospel e teen pop.


         *** Não há referências do nome Queren-Hapuque ou variações nas fontes comuns de pesquisa.


Registros recentes:


Na Arpen/SP, foram registradas 2 meninas chamadas Jemima em São Paulo, no ano de 2015.

No caso de Quézia, temos as seguintes variações com seu número de registros: Quezia (36), Quézia (26), Késia (19), Kezia (13), Quesia (5), Quésia (3), Quesiah (1), Kesiah (1), Késiah (1).


Em se tratando de Queren, temos 2 registros, sendo que 1 delas é Queren Hapuque, e ainda há Keren (8) e uma Keren-Happuch.



Fonte:

Keren-Hapuch. Behind The Name.
Keziah. Behind The Name.
Jemima. Behind The Name.
Keziah. Wikipédia.
Jemima. Wikipédia.




.


30 comentários:

  1. Meu nome e Kesia minha avo paterna que pediu para minha mae colocar meu nome antes de morrer

    ResponderExcluir
  2. Ameí conhecer o significado dos nomes das filhas de jo.

    ResponderExcluir
  3. meu nome é Quéren-Hapuque! porém, não gosto do "Hapuque" pretendo entrar na justiça para pedir a retificação desse nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu nome é igualzinho e eu não gosto do Hapuque tbm não

      Excluir
    2. Eu me chamo Quéren-Hapuque.. eu amo o meu nome, principalmente, o Hapuque rs. Deus usou uma missionária para dizer aos meus pais em um culto que a minha mãe estava grávida de uma menina e que ela se chamaria Quéren-Hapuque. A minha mãe não acreditou, porque ela não podia mais ter filhos de acordo com os médicos, por isso ela acabou adotando a minha irmã. Mas depois de um mês ela descobriu que realmente estava grávida. O fato de saber que Deus escolheu o meu nome, me faz apaixonar cada dia mais.

      Excluir
  4. Seu nome eh lindo ...tira nao eh lindo e forte. Minha irma se chama gemima e eh lindo tbm

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Keren e minha irmã mais velha Kézia.

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Kezia foi minha mãe q colocou na época foi uma irmã de igreja q pediu pra colocar esse nome em mim e nasci em 1989

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é jamimi Quezia foi minha mãe que me deu esse nome pois ela era uma pastora que agora se encontra nos braços de Deus.�� gostei muito de saber os significados detalhado dos nomes ��

    ResponderExcluir
  8. Meu Nome é Rafaela "Queren" e amo meu nome ��depois de conhecer o significado amei ainda mais ��

    ResponderExcluir
  9. Gostei dos significados. Estou grávida e minha filha vai ter o nome da segunda filha de Jó só não decidi a escria .Amei !!!

    ResponderExcluir
  10. Meu nome é Keren Hapuch e eu amo meu nome.

    ResponderExcluir
  11. Me chamo Quéren-Hapuque e amo muito meu nome,mas a maioria me chama por Kelly.

    ResponderExcluir
  12. Me chamo Queren, minha mãe queria coloca Queren Hapuque só que meu pai não colocou

    ResponderExcluir
  13. Me chamo Queren Hapuque.
    Tenho 30 anos, moro no Estado de SP.
    Antes era raro de encontrar. Agora no Facebook, vejo bastante Queren Hapuque. A maioria sempre cristã ou filha de cristãos.

    ResponderExcluir
  14. Meu nome é Jemima, e o nome da minha irmã é Quezia, nós amamos nossos nomes. Nosso pai que escolheu, pelos significados. Nós somos exatamente como diz o significado dos nomes.

    ResponderExcluir
  15. Meu nome é QUEREN HAPUQUE, sou do Espírito Santo

    ResponderExcluir
  16. Me chamo QUEREN HAPUQUE, tenho 33 anos, sou evangélicas, minha tia que escolheu meu nome. Sou se Serra Espírito Santo. Brasil

    ResponderExcluir
  17. Olá, pode confirmar um caso, pois eu fui registrada como Quéren Hapuque sem hifem kkk amo meu nome e o significado dele

    ResponderExcluir
  18. Amei saber o significado do meu nome. Me chamo Quesia e nasci em 1987. Detalhe, minha irmã mais velha que decidiu colocar este nome. E na filha dela a caçula ela colocou Jemima.

    ResponderExcluir
  19. Meu Nome é Querem Hapuc, e minha filha se chama Quesia, no começo não gostava do meu nome, mas passei a gostar, Hapuc acho chiq, todo mundo me pergunta da onde vem.

    ResponderExcluir
  20. Meu nome é Quezia Quirino Quem colocou foi minha mãe q crioume legal GRATIDÃO
    BiritingA BA BRASIL

    ResponderExcluir
  21. Belíssimos os nomes das filhas de Jó! Eu não conhecia tal história e fiquei admirado do amor e confiança em Deus. Que Deus Seja Sempre Glorificado e Amado !!!

    ResponderExcluir
  22. Meu nome é Quéren❤️

    ResponderExcluir
  23. Gostei de saber sobre o significado dos nomes das três filhas de Jó, eu não conhecia; amei os nomes com seus respectivos significados, achei lindos. Meu nome também é diferente, não sei seu significado, mas gosto dele mesmo assim, foi meu pai que escolheu.

    ResponderExcluir
  24. Ah, esqueci de dizer o meu nome Erriete

    ResponderExcluir