sábado, 2 de julho de 2016

Cora e Tom: O nome dos filhos da atriz Carolina Kasting

.

A atriz Carolina Kasting já era mãe de Cora, de 11 anos, e deu à luz ao menino Tom, na quinta-feira, 30 de junho, em uma maternidade do Rio de Janeiro.

Carolina Kasting, renomada atriz brasileira, deu à luz seu segundo filho nesta quinta-feira, 30, na Perinatal da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. A atriz já era mãe de Cora, de 11 anos, do casamento com o designer Maurício Grecco. Carolina anunciou o nascimento do bebê em seu perfil no Instagram nesta sexta-feira, 1. "Nasceu o Tom. O Tom da cor. O Tom do som. Tom. Bem-vindo ao mundo, meu filho. #carolinakasting #meufilhoTom #nasceu #Tom @grecco.Cora @rafaelgrecco__ @mauriciogrecco", escreveu a atriz na legenda de uma foto em que aparece com o bebezinho no colo.

De acordo com a assessoria de imprensa de Carolina, o bebê se chama Tom Arruda Grecco. Já a assessoria da maternidade Perinatal da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, informou que ele nasceu de parto normal, com 3,410 kg e 49,5 cm. Ainda segundo o hospital, mãe e filho passam bem.

A irmã, Cora, também paparicou o mais novo membro da família em foto compartilhada por ela em seu perfil no Instagram. "Tom Arruda Grecco. Adoro que ele me adore! Eu já o amo como sempre! Meu menino!", se derreteu na legenda. Em seguida, ela postou mais uma foto, desta vez tirada por ela: "Sem palavras! foto:eu #babyboy #nossomenino #Tom #Cora #carolinakasting @kastingcarolina @mauriciogrecco @rafaelgrecco__".

Recentemente, na reta final da gestação, Carolina falou sobre maternidade em post na web. "Ter um filho é um ato de fé. De fé no absoluto, no que está por vir. Nesse mundo tão perverso, é acreditar que o amor pode existir. Que a mudança maior se dá em cada indivíduo. A Fé independe da crença, ela é", escreveu.

O nome Cora já foi trabalhado aqui. Também foi comentado sobre ele quando falamos do nome dos filhos do ator Tiago Lacerda. Cora é a forma latinizada de Kore (em português, Coré). Não foi utilizado como um nome próprio no mundo de fala inglesa até o momento em que foi usado por James Fenimore Cooper para uma personagem no seu romance “O último dos Moicanos” (1826). Kore significa “donzela” em grego. É um outro nome para a deusa Perséfone. De qualquer forma, muitas vezes é usado como abreviação de Corina, Cordula ou outros nomes que começam com “cor”.

Segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), Cora é o nome de 885 pessoas, um nome bastante raro considerando que a pesquisa abrange todo o território nos últimos 70 anos. O estado onde é mais comum encontrarmos mulheres chamadas Cora é no Rio Grande do Sul, e o gráfico de registros conforme as décadas é uma bagunça: temos registros bastante equilibrados em todas as décadas, com destaque para 1930, 1950 e 1980.

O nome Tom ainda não foi trabalhado em especifico no Blog (está nos nossos rascunhos para ser publicado no dia 10 de agosto de 2016! Não perca!). Mas adiantamos alguns detalhes aqui: Tom é normalmente utilizado como apelido de ThomasTomas ou Tomás, este tem origem no aramaico e significa "gêmeos". Tom também é usado como apelido do nome da categoria "clássicos dos clássicos" Antônio, inclusive este era o nome que o maior compositor da música brasileira e aquele que foi o pioneiro a levar a música brasileira ao redor do mundo, utilizava para se apresentar em shows pelo mundo, o maestro Tom Jobim

É claro que “Tom” também lembra, como a própria mamãe Carolina Kasting elucidou, o tom de uma cor, ou o tom de uma música, tendo também um significado muito poético. No Brasil, segundo o IBGE, são 771 pessoas que levaram o nome Tom, sendo que o estado de destaque é o Amazonas, e as décadas de maior número de registros é 1990 e 2000.

Em geral, aprovamos as escolhas da atriz, ambos os nomes são elegantes, originais, legítimos, não inventados, nem muito populares. 




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário