sábado, 2 de julho de 2016

Gilberto

.
Gilberto significa "promessa brilhante", derivado dos elementos germânicos gisil "promessa, refém" e beraht "brilhante". Os normandos introduziram esse nome para Inglaterra, onde era comum durante a Idade Média. Ele foi levado por um santo britânico do século 12, o fundador da ordem religiosa conhecida como Gilbertina.

Variantes: Gilbert, Gisilbert, Giselbert (germânico antigo),  Gilbertino (italiano).
Diminutivos: Gib, Gil (Inglês)
Formas femininas: Gilberte (francês), Gilberta (holandês).

O nome Gisberto poderia ser uma variante do Gilberto, enquanto o diminutivo inglês Gil também pode ter outras origens.

Na Itália, Gilberto propagou-se através de duas fontes: Na Lombardia, veio com a variante Ghisalberto (evoluindo para Ghisalberti, depois para Gilberto), e depois, através da Francônia, através do francês Gilbert. Também é possível que Gilberto tenha origem francesa, a partir do francês antigo Guillebert, que parte da forma germânica Williberth (Viliberto, na Itália). Na região da Campania, Giliberto e Ciliberto também são usados.

Este é um nome muito bonito e com uma sonoridade forte e bastante característica, fazendo com que seja muito apreciado entre os brasileiros como um nome de batismo. As pessoas que são batizadas com este nome, normalmente, costumam receber alguns apelidos carinhosos, como Beto ou Gil, por exemplo.

Apesar de ter sido muito popular em gerações anteriores aos anos 80, Gilberto ainda foi registrado 30 vezes no estado de São Paulo em 2015, segundo dados da Arpen/SP, e 38 vezes no ano anterior. Em 2015, teve a ocorrência de um registro de Gilbert.


Gilberto é o nome de 212.736 pessoas no Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). Isso faz dele o 73º nome masculino mais registrado no Brasil ao longo do tempo da pesquisa (1930 a 2010), sendo que a maioria se encontra no Rio Grande do Sul. Os nascimentos se deram em maior parte nas décadas de 60 e 70. Ainda, 4.152 pais engraçadinhos, especialmente na Bahia da década de 70, registraram a grafia Jilberto. 

Mesmo não sendo tão popular quanto a versão masculino, a variante feminina de Gilberto é Gilberta. Este também é um nome próprio bastante apreciado pelos falantes da língua alemã, inglesa (na forma de Gilbert), italiana e espanhola. 

Uma das personalidades mais ilustres com este nome é o ex-Ministro da Cultura do Brasil, cantor, compositor, escritor e intelectual Gilberto Gil.



.

2 comentários:

  1. Gilberto é uma variante portuguesa ou espanhola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é uma variante italiana, portuguesa e espanhola. É usado nas três línguas com a mesma grafia.

      Excluir