quarta-feira, 20 de julho de 2016

Eliora

.

Segundo o Behind The Name, Eliora significa “meu Deus é minha luz”, em hebraico. É a forma feminina de Elior. Eliora é um bom nome para uma irmã de Uriel, uma vez que significam a mesma coisa, por causa de suas raízes etimológicas. Não posso afirmar que seja uma variante, mas existiu um jogador de futebol paraguaio, goleiro, inclusive, chamado Elioro Paredes.

O nome Eliora é de origem hebraica, e é usado principalmente em países que falam hebraico, mas também em alguns outros países e línguas do mundo. Eliora não é um nome internacionalmente generalizado, apenas em Israel e em comunidades judaicas encontra-se com moderação. O Nameberry dá as seguintes variações: Eliorah, Eleora, Elora, Elliora, Elleora, Elira.

Apesar da intensa variação de nomes encontrados nas listas da Arpen/SP, não encontramos nenhum registro de Eliora. Porém, acredito que essa falta de registros seja apenas pouca oportunidade de “descobrir” esse nome tão legal. Para mim, ele tem muitas qualidades que não podem ser negligenciadas.

A primeira delas é a terminação em “ora”, minha favorita. Tem a mesma terminação de Isadora, que é bem popular, de Theodora que ganha aos poucos alguns corações. Parece com Elora, que já abordamos aqui, e por isso, carrega uma vibe meio mística.

As iniciais tornam o nome um pouco aparentado com Eliane/ Eliana, que é muito familiar aos nossos ouvidos. Tudo isso torna Eliora impossível de ser tratado com estranhamento ou de causar qualquer constrangimento. Quanto à sonoridade, Eliora é um nome melódico com sons de vogais bem proeminentes. Perfeito para quem gosta de nomes com mais vogais do que consoantes.

Para ter uma ideia da raridade do nome, encontrei apenas uma referência: Eliora Zhukovsky, uma ginasta israelense especializada em ginástica rítmica. Durante os Jogos Olímpicos de Verão de 2012 em Londres, ela representou o seu país.







.

Nenhum comentário:

Postar um comentário