quarta-feira, 20 de julho de 2016

Manaíra




Manaíra é um nome indígena de origem tupi-guarani que possivelmente, seja predominantemente masculino, e que significa “mel cheiroso” ou “abelha cheirosa”. O significado provém do vocábulo indígena “maná-eira” (MEDEIROS, Coriolano de. Dicionário Corográfico do Estado da Paraíba, 1950, p. 139).

Esse nome foi escolhido como topônimo para um município no interior da Paraíba (BR), em homenagem a uma índia chamada Manaíra. Conta a história (ou lenda, se assim preferir), que Manaíra havia sido prometida em casamento a Piancó (nome de outro município paraibano), chefe da grande tribo dos Coremas, mas que acabou fugindo com um guerreiro de outra tribo, a quem amava.

Por conta disso, Manaíra foi perseguida e assassinada pelo seu pai, e pelos índios de sua própria nação indígena, no sítio “Salgada”, vizinho ao sítio “Oiti”, ambos situados em terras do município de Manaíra.

Já na Biblioteca do IBGE, temos uma outra versão do significado: “Conta a lenda que a denominação Manaíra - Seios de Mel - foi escolhida em homenagem a uma índia, com esse nome, prometida por seu pai Boiassu como noiva, ao índio Piancó, chefe da tribo dos Coromas. Diz, ainda, a lenda, que tendo Manaíra se envolvido com o colonizador Manoel Curado Garra, foi sacrificada pelo pai, em nome do compromisso assumido com Piancó”. Percebe-se aqui que o significado muda para “seios de mel”, e nessa versão da lenda, Manaíra se apaixona por um colonizador branco.

Encontrei um texto bem interessante e surpreendentemente detalhado em um site (referência abaixo) e vou replicá-lo aqui:

MANAÍRA - O Significado do Nome

Encontrar a tradução da palavra Manaíra foi tarefa das mais árduas. Foram feitas consultas a documentos, desde aqueles dos Guaranis no Paraguai, até os resquícios de Tupy Antigo, na América Central. Nessa última, encontrou-se até a curiosa semelhança de em uma palavra do Japão – nana – que tem lá o mesmo significado de cheiro, que aqui.

Manaíra (Vocábulo Indígena, maná-eira: mel cheiroso). Tradução dada por Coriolano de Medeiros, em seu Dicionário Corográfico do Estado da Paraíba, 1950, p. 139).

Também o célebre historiador Horácio de Almeida, em seu livro História da Paraíba, escreve que Manaíra tanto pode derivar-se de maná-eira, mel cheiroso, como de manahyba, adulterado em mandyba ou manyba, pé de mandioca, de onde procede a palavra maniva. (ALMEIDA, 1966, p. 309).

Alguns dicionários de Tupy Guarany, particularmente do Tupy Antigo, apresentam uma tradução que confirma a idéia de cheiro, de abacaxi, de mel e de abelha.

Assim temos, no Vocabulário Tupy-Guarany, de Barbosa de Castro (1936, p. 75):

“NANÃ, ANANÃ, NANÁ: cheirar, rescender; cheiro grande; o que sempre cheira, - ananaz”.

ANANÁ: fruta cheirosa, ananás. Dicionário Tupy – Português de Márcio S. Pinheiro

Ananaz = ananás = ananá = abacaxi = fruto cheiroso, fruta cheirosa.

Naná = fruto que cheira forte. (http://www.significado.origem.nom.br/nomes_indigenas/)

“EIRA, EIR, IRA, EY: mãe do mel, abelha, doce, agradável”. (CASTRO, 1936, p. 48).

Y´RA = mel (em Tupi Guarnai, ou, igualmente, no vocabulário Kariri).

EÍRA = mel, abelha.

“IRA, corr. ê-ir desprende o doce, doce sae, o mel de abelhas. Alimento muito estimado do gentio do Brasil que lhe attribuía a virtude da longevidade. Significa também - a abelha.” (SAMPAIO, 1928)

Depreende-se daí que Manaíra pode significar tanto Mel Cheiroso como Abelha Cheirosa, o que seria até mais adequado para uma jovem índia.

Existe uma versão que está no site do IBGE, informada pela prefeitura de Manaíra, à época do Prefeito Sebastião Mandú, também divulgada nos sites que tratam do tema Manaíra, inclusive em estudos feitos na Universidade de Brasília e nas versões contadas verbalmente pela população. Como contém dados incorretos, apresentam-se abaixo alguns esclarecimentos:

Primeira versão:

“Conta a lenda que a denominação Manaíra - Seios de Mel - foi escolhido em homenagem a uma índia, com esse nome, prometida por seu pai Boiassu (1) como noiva, ao índio Piancó, chefe da tribo dos Coremas. Diz ainda a lenda que tendo Manaíra se envolvido com o colonizador Manoel Curado Garra (2), foi sacrificada pelo pai, em nome do compromisso assumido com Piancó (o índio)”.

Outra versão conta assim:

“O topônimo de Manaíra, conta a historia, foi escolhido em homenagem a uma índia, que assim se chamava, que fugira de sua tribo para casar com o índio Piancó (3) - nome também de outro Município Paraibano, onde ele foi chefe de tribo -, e que foi assassinado por índios de sua própria nação indígena (4), no sítio “SALGADA” (5), situado em terras do Município de Manaíra”. (Fonte: Wikipédia).

ESCLARECIMENTOS:

(1)   Boiaçú, grafia correta da palavra, era o cacique da tribo ..., pai do guerreiro ..., que Manaíra amava e com o qual fugiu.

(2)   Manoel Curado Garra era um bandeirante que, com suas armas de fogo, ajudou Cangussu, pai de Manaíra, a derrotar Boiaçú.

(3)   Ela fugira de sua tribo para NÃO casar com Piancó.

(4)   Ele NÃO foi assassinado.

(5)   Até o presente não foram localizadas informações que confirmem ou sequer façam referência a esse evento.

Enfim, acredito que esse seja um excelente nome indígena a ser recuperado. O fato de ser o nome de uma cidade na Paraíba não desmerece em nada, afinal, nomes geográficos estão na moda, e imagino que Manaíra deve ser uma cidade muito legal do nosso Nordeste.




.

4 comentários:

  1. Interessante ponto de vista. Em minhas pesquisas havia encontrado o significado de "Flor de mel", uma planta bem comum com cheiro adocicado. Pois bem, apesar dos nomes o que me parece mais oficial como tradução seria o do IBGE por ser um órgão oficial de pesquisa. Mas valeu a forma que foi exposto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manaira, você poderia por gentileza nos informar as fontes da sua pesquisa? Uma vez que você pode ter encontrado uma fonte mais precisa e confiável que a nossa! Obrigada.

      Excluir
  2. Meu nome é Gabriela Manaira , Manaira quem escolheu foi minha tia que me explicou desde pequena a origem do nome.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da pesquisa.

    ResponderExcluir