domingo, 10 de julho de 2016

Jacicoê.


.

Jacicoê, segundo o Blog Caboclos na Umbanda, é um nome indígena tupi-guarani e quer dizer “madrugada”. O Dicionário de Nomes Próprios diz a mesma coisa. E bem, todos os sites encontrados dizem a mesma coisa, exceto que esse último determina que Jacicoê é um nome masculino.

E bem... todas as fontes de informação acabam por aí.

O que podemos dizer sobre Jacicoê? Podemos começar dizendo que as palavras “raro, exclusivo, original”, etc. são todas irrisórias perto do nome Jacicoê. Ele é simplesmente único, exótico, sem igual. Um Jacicoê não teria concorrência em relação ao seu nome: sem xarás, sem homônimos.

De qualquer modo, Jacicoê se parece com Cauê que tem se tornado um dos preferidos dos brasileiros, a partir de uma elaboração de Cauã. Por outro lado, é um nome masculino que tem a ver com a lua (Jaci). Eu, pelo menos, não consigo lembrar agora de um nome masculino que tenha a “lua” como significado. Então, esse significado especial do nome indígena não pode ser subestimado.

Para aqueles que leram, falaram em voz alta, e gostaram de Jacicoê, eu incentivaria a ir em frente. Mas para aqueles que não chegaram ao tal nível necessário de ousadia e personalidade, recomendaria usá-lo então como segundo nome: Raoni Jacicoê, por exemplo, fica um nome temático indígena muito interessante.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário