domingo, 31 de julho de 2016

Mansur




Mansur é um nome árabe que significa “vitorioso”, a partir da raiz árabe Nasr (نصر), que significa "vitória”. Abu Jafar al-Mansur era um califa do século VIII e fundador da cidade de Bagdá. Também escrito Mansour, Mansoor, Mansour, Mansour, Mansyur ou Mensur.

Várias pessoas durante a Idade do ouro do Islã chamaram-se Mansur, incluindo Mansur ad-Din Adal (sultão de Adal), Mansur Al-Hallaj, místico persa, entre outros. Atualmente, temos vários dentro da cultura árabe: Mansur Yavas (político turco), Mansour Al-Thagafi, jogador de futebol da Arábia Saudita, Mansoor Hekmat, teórico político iraniano, e muitos outros.

Além disso, há aldeias no Irã chamadas Mansur. Ou seja, este é um nome árabe muito tradicional, que automaticamente remete ao Islã. Para quem tem alguma ligação com essa cultura, esse é um nome que pode se constituir como uma excelente alternativa.


Quando há semelhanças, ele parece um pouco com o nome alemão Manfred, e tem as mesmas iniciais que Manuel, por exemplo. Mas não deixa de ser um nome bem exótico, usado aqui no Brasil em grande parte como sobrenome e que teve apenas um registro na lista da Arpen/SP de 2015.




Nenhum comentário:

Postar um comentário