terça-feira, 12 de julho de 2016

Sandra




Em 2014, Sandra foi o 800º nome feminino na lista de nomes registrados dos Estados Unidos. Em 2015, tivemos apenas 25 registros de Sandra no estado de São Paulo, segundo dados da Arpen/SP, e 34 registros no ano anterior.

Porém, no Brasil, esse nome é bastante popular em termos gerais. Segundo dados do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), Sandra é o nome de 479.230 pessoas, sendo11º nome feminino mais usado para brasileiras nascidas entre 1930 a 2010. A maioria - mais de 177 mil pessoas - foi registrada nos anos 70. Há Sandra's espalhadas uniformemente por todo o país, mas o destaque fica por conta do Rio de Janeiro. 

Sandra é um diminutivo de Alessandra, introduzido no mundo de fala inglesa pelo autor George Meredith, utilizado para a heroína de seu romance “Emília na Inglaterra” (1864) e a versão reeditada “Sandra Belloni” (1887). Uma das portadoras mais famosas é a atriz e produtora americana Sandra Bullock.

Como um diminutivo de Alessandra, o nome significa “protetora da humanidade” ou “Defensora do homem”, mais para o sentido de “defensora da humanidade” em si. Porém, o diminutivo Sandra surgiu do italiano, tanto para Alessandra quanto para Cassandra ou Lisandra (todos nomes de origem grega). Na Inglaterra, a versão medieval era Alisaundre.

Na Itália, temos a variação Sandrina (que se aplica também no masculino, Sandrino), e Sandrine em francês (particularmente, a minha favorita). A variante em inglês Sondra resulta de uma forma alterada de “Saundra”, na versão escocesa, feita a partir do romande Theodore Dreiser, “An American Tragedy” (1925), adaptado para o cinema 6 anos mais tarde.

Variantes: Alessa (italiano), Sondra (Inglês), Sandrine (Francês)

Diminutivos: Sandy, Sandie (Inglês), e em francês, Sandrine.

Outras línguas: Alexandra (em grego antigo), Aleksandra, Aleksandrina (búlgaro), Alexandra (Checo), Aleksandra (Estónia), Alexandra (grego), Alexandra (mitologia grega), Alexandra, Szandra (húngaro), Alastríona (irlandês), Aleksandra , Ola (polonês), Aleksandra, Alexandra, Aleksandra, Sasha, Shura (russo), Saundra (escocês), Alexandra (eslovaco), Alejandra, Ale, Alexandra (espanhol), Oleksandra, Lesya (ucraniano).

No Brasil, Sandra foi bastante popular e se tornou demarcado como nome de uma geração específica. Por isso, praticamente deixou de ser usado em bebês e crianças.


Como referências podemos citar: Sandra, uma cantora alemã; Sandra Bullock, atriz americana; Sandra Ceccarelli, atriz italiana; Sandra Dee, atriz e modelo americana; Sandra Dini, atleta italiana; Sandra Izbasa, ginasta romena; Sandra Milo, atriz italiana; Sandra Mondaini, atriz e apresentadora de televisão italiana; Sandra Oh, atriz canadense; Sandra Perković, atleta croata.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário