terça-feira, 26 de julho de 2016

Vincenzo



Texto publicado primeiro
no Blog dos Nomes. Acesse aqui.

Itália, Itália, Itália! Este nome respira o país italiano, com seu charme e sua beleza encantadora. Nome lindo de viver. Algumas pessoas importantes da história foram nomeadas por ele. Não faz parte dos meus nomes preferidos para um filho, mas gosto muito dele e tem potencial para ser. 

Vincenzo é a forma italiana de Vicente que é portuguesa.

A partir do nome romano Vincentius, que era do latim Vincere "para conquistar", “vencer” ou seja “o vencedor”. Este nome era popular entre os primeiros cristãos, e foi suportado por muitos santos. Como um nome Inglês, Vincent tem sido usado desde a Idade Média, embora ele não se tornou comum até o século 19. Portadores famosos incluem o sacerdote francês Saint Vincent de Paul (1581-1660) e o pintor pós-impressionista Vincent Van Gogh (1853-1890). Na Inglaterra foi introduzido em 1200, e embora ele tenha usado desde então, adquiriu uma certa propagação apenas desde o século XIX.

Suas variantes são:
Bikendi (basco), Vicenç, Vicent (catalão), Vinko (croata), Vincenc, Cenek (tcheco), Vincent (dinamarquês, holandês, inglês, francês, eslovaco, sueco), Vin, Vince, Vinnie, Vinny (inglês), Enzo (francês), Vinzent, Vinzenz (alemão), Vince, Bence (húngaro), Uinseann (irlandês), Vincentius (latim romano), Vincentas (lituânio), Wincenty (polonês), Vicente (português espanhol), Vikenti, Vikentiy (russo), Vikentije (servo), Vincenc, Vinko (esloveno).

A popularidade no Brasil é inexistente, nem sinal do nome no ranking do BabyCenter Brasil, ao contrário de sua versão portuguesa que anda a ganhar vários adeptos. No ranking da ARPEN-SP em 2014 foram registrados 23 meninos. Em Portugal como não é aprovado, houve apenas um registro como segundo nome no composto Santiago Vincenzo. A versão em português (Vicente) é bem mais apreciada na posição 24º em Portugal e 39º no Brasil. Nos Estados Unidos, em 2014 ficou na posição 811º, sua maior popularidade foi no ano de 1911 na posição 689º, podemos ver que os americanos não apreciam nomes italianos. Na Suíça, sua maior popularidade foi no ano de 1943, na posição 90°. Na Itália, ele é um dos nomes de maior popularidade, especialmente no sul e nas ilhas principais, graças ao culto de muitos santos. Estima-se que durante o século XX estava em oitavo lugar e em 2004 foi o 30º lugar entre os nomes escolhidos para o recém-nascido. Em Itália, há cerca de 586.308 pessoas nomeadas Vincenzo. No ano de 1427, estava na posição 145º do ranking da Itália. 

Segundo uma pesquisa realizada pelo Behind the name, os entrevistados acham que:
71% muito bom, 96% masculino, 68% clássico, 72% maduro, 66% formal, 65% elegante, 51% natural, 54% maravilhoso, 80% forte, 55% refinado, 65% sério. 

Personalidades famosas:
  • Vincenzo Nibali - É um ciclista de estrada italiano. Estreou profissionalmente em 2005 com a Fassa Bortolo, e tem alinhado com Liquigás desde 2006 até 2012 e com a Astana a partir de 2013;
  • Vincenzo Montella – É um ex-futebolista e treinador de futebol italiano. Atuou a maior parte de sua carreira na Roma, defendo-a de 1999 a 2009;
  • Vincenzo Salvatore Bellini - Foi um compositor italiano, entre os mais célebres operistas do século XIX. As suas óperas mais famosas e representadas são La sonnambula, Norma e I Puritani.
  • Vincenzo Natali - É um roteirista e diretor de cinema estadunidense, mais conhecido por escrever e dirigir os filmes Splice e Cubo.
  • Vincenzo Peruggia - Foi o italiano que roubou a Mona Lisa, em 22 de agosto de 1911 do Museu do Louvre. Ele alegou ser um patriota italiano que desejava retornar para seu país um dos numerosos tesouros que Napoleão Bonaparte havia roubado de lá.
  • Vincenzo Iaquinta - É um ex-futebolista italiano que atuava como atacante.
  • Vincenzo Castellano - Ex-marido de Antonia Iacobescu, uma cantora romena.
  • Vincenzo Galilei - Foi um músico italiano, alaudista, que teve um importante papel na revolução musical da polifonia medieval para a modulação harmônica. Porém, Vincenzo é mais famoso por ter sido o pai do matemático Galileu Galilei.
  • Vincenzo Amato – É um ator italiano.
  • Vincenzo Capone - Foi o irmão mais velho de Al Capone, o mais famoso gângster dos anos 1920 e 30 da cidade estadunidense de Chicago. Ao contrário de seu irmão, Vincenzo foi um policial e não um transgressor das leis.



Yasmim Paiva.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário