quarta-feira, 27 de julho de 2016

Vívian

.


Apresento a vocês um nome do meu top, meu segundo preferido. Um fortíssimo candidato para uma futura filha. Acho a sonoridade perfeita aos meus ouvidos! Contém seis letras, o que super me agrada. Para mim é muito difícil fazer um composto interessante, então penso em usá-lo com o clássico Maria. Fico feliz que, três anos depois da Gisele Bündchen ter escolhido para sua filha (Vivian Lake), o nome não tenha entrado na lista dos 100 mais colocados. 

Vivian é a versão inglesa, sueca, norueguesa e dinamarquesa de Vivien que é francesa. 

A partir do nome em latim romano Vivianus que foi derivado do latim vivus "viva". Pode ser uma forma inglesa de Bébinn ou uma variante de Vivien. São Vivian era um bispo francês que forneceu a proteção durante a invasão visigodo do século quinto. O nome tem sido usado desde a Idade Média raramente no inglês (masculino). Nos tempos modernos, é também utilizado como um nome feminino, muito mais do que o masculino, afinal. Os registros femininos desbacam o masculino. 

Suas variantes são: 
Vivyan (inglês), Viviane, Vivien (francês), Bébhinn, Bébinn, Béibhinn, Bevin, Bébhionn (irlandês), Bébinn (mitologia irlandesa), Vivianus (latim romano), Vivien (literatura).

O nome não aparece nos rankings de nomes do Baby Center Brasil dos anos de 2009 até 2015. Obteve uma leve popularidade nos anos de 1975 a 1980. De acordo com a ARPEN-SP, em 2014 nasceram 118 meninas. Em Portugal não é permitido, mas nasceram duas sem compostos. Nos Estados Unidos em 2014 foi o 98º nome feminino mais registrado, tendo sua maior popularidade no ano de 1920 na posição 64º. 

Segundo uma pesquisa realizada pelo Behind The Name, os entrevistados acham que:
76% muito bom, 83% feminino, 77% clássico, 56% maduro, 76% formal, 77% elegante, 53% natural, 66% maravilhoso, 61% forte, 81% refinado, 64% sério. 

Personalidades famosas:
  • Vívian de Oliveira - autora de telenovelas e escritora brasileira. Atualmente trabalha na Rede Record;
  • Vívian Weyll - atriz e apresentadora brasileira. Iniciou sua carreira em 1995, desde então vem realizando diversos trabalhos como atriz e apresentadora;
  • Vivian – blogueira do “Fabulous by Vivian”;
  • Vivian Maier (Vivian Dorothea Maier) - fotógrafa norte-americana que se especializou em street photographyMaier passou a sua infância na França e após voltar para os Estados Unidos, trabalhou como babá. 

Yasmim Paiva.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário