terça-feira, 23 de agosto de 2016

Antônio e Betina: O nome dos filhos de Alessandra Negrini



A atriz Alessandra Negrini tem dois filhos: Antônio, fruto do casamento com o ator Murilo Benício e Betina, fruto do seu relacionamento com o cantor Otto. O menino já tem 19 anos e a menina, provavelmente já tenha 13.

O nome Antônio, considerando a escolha de Alessandra Negrini, há quase 19 anos atrás, foi bastante original. Esse nome já foi abordado no nosso blog aqui. O nome de família romana Antonius é de origem etrusca desconhecida, como a maioria dos nomes etruscos. Muito tempo mais tarde passou a ser associado ao termo “anthos”, do grego, que significa “flor”.

Em São Paulo, no ano de 2015, segundo dados da Arpen/SP foram registrados 463 meninos chamados Antônio, com o uso do acento. Sem o uso do acento foram 884. No momento, Antônio é um nome bastante popular para menino.

Betina continua sendo um nome bem original, na época que Alessandra Negrini escolheu e ainda hoje. Ele foi abordado no nosso blog aqui. Betina tem duas hipóteses de significados, pode provir do alemão Bettina que é um diminutivo de Elisabeth. Ou pode provir do italiano Bettina que é um diminutivo de Benedetta. Podemos constatar uma coisa, que de certeza é um diminutivo em ambas as hipóteses. Com Elisabeth o significado é "meu Deus é um juramento" ou talvez "meu Deus é abundância". Já com Benedetta significa “abençoada”. Ambos os significados são ótimos e ligados a Deus, há um pouco de religião, visto que Elisabeth é um nome presente na bíblia. Elisabeth é a esposa de Aaron (Antigo Testamento) e mãe de João Batista (Novo Testamento).

Em São Paulo, no ano de 2015, nasceram 105 meninas chamadas Betina, somando-se à 13 registros de Bettina. Ou seja, é um nome relativamente raro, mas não desconhecido.
Antônio e Betina são bem interessantes como par para irmãos. Se você já tem um Antônio, que tal considerar uma Betina?



.


Nenhum comentário:

Postar um comentário