terça-feira, 23 de agosto de 2016

Marc

.

Marc é a variante catalã, francesa e galesa da variante portuguesa Marcos. Este é o nome do autor do segundo livro do Novo Testamento da BíbliaMarc vem do gregoMarkos e significa "dedicado a Marte".

Esta variante do nome não é comum em nosso idioma por conta da variante portuguesa que foi muito usada por muito tempo, principalmente para compôr algum outro nome. Porém, não é uma variante que causa estranheza aos nossos ouvidos, um dos motivos é pela semelhança com a variante do nosso idioma e a outra é pela semelhança da variante inglesa (Mark), que é usado por celebridades do cinema e da música internacional.

Marc ocupa o primeiríssimo lugar na lista de nomes mais usados na Catalunha e está no top 20 do ranking da Espanha. Também é consideravelmente usado na França e, em uma escala menor, também é usado nos Estados Unidos. Desta forma podemos incluí-lo na classificação de nomes internacionais, que são os nomes que cada vez são mais procurados pelos futuros pais e mães. Além dessa qualidade de nome internacional, Marc também é um nome bíblico e estes estão na moda nos dois países. Além disso, Marc pode ser uma ótima alternativa para Marcos, que por ser usado em excesso há muito tempo, perdeu bastante do seu brilho. Em comparação aMarcosMarc tem a vantagem de ter um ar mais moderno e mais alegre e ambos são ótimos nomes para nomes compostos.´

Marc também pode agradar aqueles que gostam de nomes curtinhos, além do mais o gosto por nomes curtos está em uma boa crescente. Desta forma, Marc tem diversos motivos para agradar os lusófonos também.


Luinara Menezes
**Publicado primeiro no Blog dos nomes (acesse aqui).



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário