terça-feira, 16 de agosto de 2016

Candice Swanepoel dá nome de ave para seu primeiro filho

.


A modelo Candice Swanepoel, uma supermodelo sul-africana e angel da Victoria’s Secret nasceu em um pequeno vilarejo da África do Sul. Ela é noiva do brasileiro Hermann Nicoli, e revelou o nome de seu primeiro filho durante o seu chá de bebê, realizado no Espírito Santo. Na foto da festinha, inspirada em clima de safári africano, é possível ver o nome do bebê, que se chamará Anacã.

O nome Anacã é de uma ave, também conhecida como papagaio de coleira. O nome exótico é de origem indígena.

Anacã (Deroptyus accipitrinus) é uma ave amazônica psitaciforme da família dos psitacídeos. Tais aves chegam a medir até 35 cm de comprimento, com um grande cocar de penas encarnadas e dotadas de uma larga faixa azul. Também são conhecidas pelos nomes de anacá, curica-bacabal, hia, papagaio-de-coleira e vanaquiá.

No Brasil ocorre sómente na região amazônica, norte do Mato Grosso e leste do Maranhão. Vive na beira de matas e se alimenta de frutos e insetos. O macho é bem menor do que a fêmea. Tem as asas verdes e o restante do corpo, inclusive a cabeça, coberto com uma plumagem de cor escura.

Anacã 


É um nome sem dúvida, exótico. A empresa responsável escreveu: “Hoje foi dia do chá do Anacã. O chá super intimista que tivemos o prazer de decorar e organizar todos os detalhes. O chá teve como tema Safari em homenagem ao país de origem da mamãe, querida e super linda Candice”, lembrando a origem sul-africana da modelo.

A proposta de usar um nome indígena pode até ser considerada legal, mas por algum motivo, me parece um pouco estranho uma pessoa que não tem absolutamente nenhuma ligação com a cultura indígena – ela é sul-africana e ele tem origem alemã – usar um nome indígena. Poderia ser facilmente taxado como apropriação cultural.

Além disso, a proposta (nome com cara de indígena) é legal mas a sonoridade é um pouco complicada para um casal com origens diferentes e com uma vida bastante internacional. Sabemos que nomes com “til” são praticamente exclusivos da língua portuguesa, e encontram bastante dificuldade em ser pronunciados em outras línguas. Se juntarmos Anacã aos sobrenomes do casal fica ainda pior: Anacã Swanepoel Nicoli. Uma salada.

Existem nomes indígenas muito legais, mas esse, apesar da associação com a linda ave amazônica, não tem uma sonoridade agradável. Era de se esperar um nome ousado, mas elegante e internacional.

De qualquer modo, se a modelo e seu marido queriam uma escolha única, conseguiram: no IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), não consta nenhum registro de Anacã, nem em listas recentes, e no Google resgata um monte de coisas nomeadas como Anacã, mas nunca pessoas reais.


Fontes: Revista Quem, Wikipédia.



Anacã, também conhecido como
papagaio de coleira. 




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário