terça-feira, 16 de agosto de 2016

Ezer

.

Ezer significa "ajudar" ou "ajuda" em hebraico. No Antigo Testamento, este é o nome de um filho de Seir, bem como vários outros personagens menores. Este é um nome de um povoado no centro de Israel. Localizado entre Asdode e Ascalão próximo ao litoral do mediterrâneo, que cai sob a jurisdição do Conselho Regional de Be'er Ruvia.

A vila foi fundada em 1966 como um centro da vila para as moshavim circundantes (moshavim significa  assentamento ou vila). Em 1990 ela se expandiu e tornou-se uma comunidade pequena. A partir do nome Ezer também formou outro nome bíblico: Eben-ezer ou Ebenézer é uma região de Canaã onde acamparam-se exércitos durante as guerras entre Israel e os filisteus descritas no Livro de Samuel. Também a partir de Ezer foi formado o nome Eliezer que foi um dos servos deAbraão e um dos filhos de Moisés.

Ezer é um nome nada comum no nosso idioma, mas tem muito potencial para ter maior visibilidade. Nos últimos tempos os nomes curtinhos vem ganhando espaço e subindo nos rankings em vários países e Portugal e Brasil não seria diferente. Ezer é um nome com sonoridade diferente e impactante, um nome de presença, mesmo sendo curtinho. O estilo, sua história e tudo que envolve este nome se aproxima do nome Noah, que também é um nome bíblico, com ares mais modernos e com uma sonoridade diferente, porém Noah está cada vez mais subindo no ranking de diversos países, enquanto Ezer seria uma escolha única nos dias de hoje.


Luinara Menezes

**Publicado primeiro no Blog dos Nomes (acesse aqui).



.

Um comentário: