quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Flor

.

Flor é um nome literal, ou seja, quer dizer exatamente o que a palavra expressa, está falando sobre a parte mais colorida e geralmente mais bonita da planta. É derivado do latim “flos”. Faz parte do que normalmente classificamos como nomes hippies, já que tem essa ligação toda especial com a natureza.

Biologicamente falando, a Flor é órgão de reprodução das plantas, é a parte de onde sairá a semente ou o fruto. A Flor é, em praticamente todas as culturas, símbolo da beleza feminina. Pelo fato de murcharem depressa, também são associadas à inconstância e efemeridade da vida. Além de tudo, é um nome raro: apenas 6 meninas chamadas Flor foram registradas em São Paulo (Arpen/SP, 2015).

Variantes: Flora, Fleur

Outras linguagens: Fleur, Floor, Florina, Fleurette, Floortje (alemão), Fleur, Flore, Florine, Fleurette, Florette (Francês), Flora, Floretta (Germânico), Flóra (Húngaro), Fiorella, Flora (Italiano), Florina (romano antigo), Florinda (Português), Flora (mitologia romana), Florina (Romeno), Florina, Florinda (espanhol), Fflur (galês).

Pelo seu perfume, beleza e variedade de cores, as flores são cultivadas para ornamentar, presentear, e até para usar na culinária. As flores estão repletas de simbologia, no mundo todo elas podem simbolizar jovialidade, alegria, energia, nova vida e vitória sobre a morte. Ainda é considerado símbolo da alma, da pureza, do amor, da fertilidade, da natureza, da criação, da infância, da perfeição espiritual e do ciclo vital. Algumas vezes a flor é considerada símbolo da virgindade e da sua perda (que é chamada – ridiculamente – “defloração”).

Para os povos pré-colombianos, os Astecas e os Maias, as flores possuíam uma simbologia sagrada e de perfeição, uma vez que os jardins repletos de flores, para eles, representavam não somente um ornamento, mais estavam associados aos deuses e a criação do universo. Curioso notar que, para os Maias, a flor da frangipana simbolizava a fornicação e, por isso, estava também associada à fertilidade e ao sol.

Por sua vez, o Cristianismo associa as flores ao símbolo da perfeição e, muitas vezes, ela surge nas passagens bíblicas representando o paraíso celestial. Da mesma maneira, muitas culturas orientais, como o tantra, o taoismo e o budismo associam a imagem da flor à renovação espiritual e da evolução interior, como por exemplo, a flor-de-ouro e a flor de lótus. Já nas culturas ocidentais, a flor-de-lis e o lírio, ambos simbolizam a pureza, a virgindade, a beleza e a renovação espiritual.

Na arte japonesa do arranjo de flores, Ikebana, a flor é um símbolo de desenvolvimento interior, mas também representa, tida no conjunto do arranjo de flores, a estrutura do Universo, com as flores mais altas representando o Céu, as flores médias correspondendo ao Homem e as mais baixas a Terra. O Ikebana também pode traduzir sentimentos ou as tradições antigas e os ensinamentos dos antepassados. 

Nos casamentos, por exemplo, as flores levadas pelas damas de honra são uma alusão à feminilidade e fertilidade. Como as flores dependem do sol, também estão associadas à ele. Muitos acreditam que as flores expressam a felicidade de Deus quando brotam na Primavera.

No sentido figurado, Flor é um termo utilizado em diferentes contextos, por exemplo: chamar alguém de "flor" indica que é uma pessoa simpática, delicada, gentil ou bela; "flor da idade" simboliza a juventude, uma época alegre, com muito brilho e colorido, em que se desabrocham variados sentimentos e emoções; "fina flor" designa a parte mais importante, a elite; "à flor de" significa à superfície de, ao nível de.



.


Nenhum comentário:

Postar um comentário