sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Ravi - Parte II


.


Venho falar hoje de um nome forte, curto, docee que tem um grande significado. Eu gosto muito dele. Remete-me uma paz, mas sem ser “sem sal, sem graça”. Tem sua pitada de alegria. Vamos conferir e saber se você concorda com a minha opinião?

Ravi é indiano e do hinduísmo.  Essa é a forma hindu escrita: वि.

Significa "solem sânscrito. Ravi é um deus Hindu do sol, às vezes comparado comSurya. Há também um rio com este nome. O rio Ravi, é um rio localizado na Índia ePaquistão, afluente do rio Indo. É um dos cinco rios que dão o seu nome à região doPunjab. Era conhecido como Parushani ou Iravati pelos antigos indianos e chamadoHydraotes pelos antigos gregos. A beleza romântica das paisagens do vale do Ravi é fonte de inspiração para a tradição poética do Punjab. No antigo Veda descreve-se que parte da batalha dos dez reis foi travada sobre o rio Parushani, que segundoYaska (nirukta 9.26) se refere ao rio Iravati (rio Ravi) no Punjab. Macdonell e Keith escrevem que "o nome [Parusni] é seguramente o do rio que mais tarde se chamou Ravi (Iravati)". Na língua francesa, Ravi é um literal, sua tradução é “encantado”.

Muitos acham que Ravid é uma variante, por se comparar Davi e David. Mas não,Ravid é um nome hebraico unissex que nada tem a ver com Ravi. Nomes semelhantes: DaviLaviLevi e Rabi.

No Brasil o nome é bem raro. Não se encontra no ranking dos 100 mais registrados e nenhuma vez sequer entrou. Agora pode ter um pico leve de popularidade por causa da novela que está sendo reprisada “Caminho das Índias”, onde tem um Ravi. Em SP no ano de 2014 foram registrados 65 meninos. Já em Portugal, o que não é diferente, a raridade continua. Em 2014 foram registrados apenas 9 meninos. O nome esteve em 8 compostos, são eles: Vicente Ravi, Guilherme Ravi, Diego RaviRaviAlexandre, Ravi Omar (bem temático), Ravi Afonso, Ravi Lucas e Ravi Salomão. Na Holanda o nome está na posição 127º do ranking de 2014. Na Índia, seu país de origem, infelizmente não se encontra ranking.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Behind the Name, os entrevistados acham que:
72% muito bom, 88% masculino, 59% moderno, 64% jovem, 52% informal, 55% robusto, 54% urbano, 60% maravilhoso, 76% forte, 69% refinado, 76% incomum, 81% simples, 62% sério;

Personalidades famosas:
  • Ravi Zacharias - evangelista e apologista cristão indiano;
  • Ravi Shankar - compositor e músico indiano;
  • Ravi Shastri – jogador de críquete indiano;
  • Ravi Dubey – modelo indiano;
  • Ravi Bopara – jogador de críquete inglês;
  • Ravi Bhatia – ator indiano;



Yasmim Paiva.
** Publicado primeiro no Blog dos Nomes. (acesse aqui).



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário