terça-feira, 30 de agosto de 2016

Ítalo - Parte II

.


Ítalo tem origem na mitologia romana e significa "da Itália". Este nome é a variaçào de Italus que é o nome do lendário romano pai de Romulus Remus, os fundadores de Roma. Havia suposições que foi ele quem deu o nome da região que hoje é conhecida como Itália, que na verdade já sabemos que este nome foi dado a partir do nome Oscan Vitelu.

Ítalo é um nome de conhecimento no Brasil e começou a ser difundido a partir do ator Ítalo Rossi, já falecido. Não chega a ser um nome comum e nunca foi popular em alguma época, mas sempre foi familiar. É um nome que, pelo menos no Brasil, não causa nenhuma estranheza. Já em Portugal, apesar de ser admitido, este nunca foi um nome muito comum entre os portugueses. Ítalo é a denominação que se usa para quem tem origem italiana mas nasceu em outro país, por exemplo: ítalo-brasileiro.

Ítalo é um nome de presença e com uma sonoridade forte, que muitas pessoas apreciam em um nome masculino. Além disso, Ítalo tem algo curioso. Este nome mesmo sendo quase gritando que tem a ver com a Itália, já que a semelhança da grafia e sonoridade com o nome deste país é muito grande, ele não tem uma sonoridade muito comum entre os nomes italianos. Ou seja, para aqueles que não querem receber críticas por escolher um nome que soa estrangeiro, mesmo sendo, Ítalo é uma escolha excelente.

Nos dias de hoje Ítalo não é um dos nomes mais procurados como escolha dos pais na hora que vao batizar o bebê com o nome e por isso ele se torna ainda mais atraente para quem busca um nome que nao está popular porém é familiar.


Luinara Menezes.
**Publicado primeiro no Blog dos Nomes (acesse aqui).




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário