sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Abílio


.
Abílio, segundo o Behind The Name, é uma forma espanhola e portuguesa de Avilius. Outras variantes desse nome incluiriam Abilio sem acento e Avilio. Segundo o mesmo site, esse nome seria um sobrenome romano de significado desconhecido, sendo que São Avilius era um patriarca da Alexandria do primeiro século.

Já o Dicionário de Nomes Próprios afirma (sem citar fontes) que Abílio significaria “Aquele que não é vingativo” ou então, “criador de abelhas”. O primeiro significado viria do latim Abiliu (aquele que não é vingativo), unindo o sufixo de negação “Ab” a “combilis”, que significa cólera, indignação, mau humor. O segundo significado, parte do pressuposto que derivaria do francês abeille, que significa “abelha”.

A Wikipédia italiana diz, entretanto, que Abílio seria um nome português derivado do latim habilis, que significa habilidoso, qualificado. Deste modo, não tem como acreditar em praticamente nenhuma das origens, de modo que eu apostaria na primeira, um nome romano de significado desconhecido, oriundo de Avilius.

No estado de São Paulo, tivemos 2 registros do nome Abílio no ano de 2015 (Arpen/SP). É um nome completamente desaparecido do cenário infantil nas últimas décadas.

Referências:

Abílio César Borges, médico e educador brasileiro;

Abílio Manuel Guerra Junqueiro, nome real de Guerra Junqueiro, escritor português;



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário