sábado, 17 de setembro de 2016

Adrasteia & Adrastea

.

Adrasteia ou Adrastea é a forma feminina de Adrastos, que significa "não inclinado a fugir" ou “inescapável” em grego. Este era o nome de um rei de Argos na lenda grega. Alguns blogs colocam Adrasteia como significando "aquela de quem não há escapatória".

Na mitologia grega, esse nome foi suportado por uma ninfa que alimentou Zeus em segredo, numa caverna, a pedido de Reia, protegendo-o do seu pai, Cronos. Adrasteia também foi epiteto de Nêmesis, uma deusa primordial do período arcaico.

Na mitologia romana, Adrasteia é uma filha de Júpiter e Ananke, de modo que uma das luas de Júpiter leva esse nome. Também conhecida como Júpiter XV, é o segundo por distância, e o menor dos satélites de Júpiter do Grupo Amalteia.

Não há nem sinal de Adrasteia ou Adrastea nas listas disponíveis do Brasil ou de qualquer outro país de língua portuguesa, de modo que parece ser totalmente preso aos livros de mitologia e nunca “reavivado” em forma de uma pessoa nomeada assim na vida real. Porém, não é um nome tão estranho, se formos pensar na popularidade de Andréia e outros que tem a mesma terminação.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário