segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Agam

.

Para quem busca um significado bonito, associado com a natureza, profundo e simbólico, Agam é uma excelente opção. Ele significa "lago" em hebraico.

Um lago é um símbolo feminino, muitas vezes o lar de monstros e magia, poderes místicos, especialmente em tempos egípcios. Lago, como a água, pode ser o doador da fertilidade. Além disso, ele pode representar a transição da vida, morte e ressurreição. Levando em consideração o seu poder de refletir, simboliza um espelho para a auto-contemplação, bem como uma oportunidade para a revelação. A psicologia, muitas vezes, o vê como a fonte do poder criativo; o inconsciente.

No Behind The Name aponta que é um nome usado tanto para homens como para mulheres, ou seja, um nome unissex. Embora outras pessoas possam ter impressões diferentes, para mim Agam se constitui como um nome predominantemente masculino, pelo menos para uso em língua portuguesa.

Já o Namepedia diz que Agam foi encontrado em 16 países diferentes, na maior parte das vezes como sobrenome, e quando usado como nome próprio, todas as vezes foi como masculino. 

Ele também é usado como segundo nome, a julgar pelo artista plástico israelense, Yaacov Agam, um dos mais importantes realizadores de obras cinéticas transformáveis, ou seja, aquelas que requerem a movimentação do observador para perceber todas as suas variações.

Embora seja um nome cuja sonoridade cause um pouco de estranheza no início, ele tem a mesma terminação de Iran, por exemplo, e vários outros nomes masculinos terminados em “am”. Além disso, Agam é perfeitamente usável em português, não tem pronúncia complicada ou escrita desnecessariamente enfeitada.

Para quem achou bonito o significado e o som do nome Agam, mas ainda tem um pouco de dúvidas quanto a sua aplicação na nossa língua, pode ser usado como segundo elemento em um nome composto.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário