segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Janira

.


Janira   é aqueles nomes que “parece mas não é”. Comecei o texto pensando que ia falar sobre um nome indígena brasileiro, mas me enganei redondamente. Claro, é possível que Janira   tenha um significado indígena desconhecido, mas não temos essa informação disponível.

A possibilidade maior é que Ianira ou Ianeira tenha um nome atribuído a três personagens da mitologia grega. 1) Ianeira, um dos Oceânides, que estava entre as ninfas que recolhia flores com Perséfone, mencionada por Hesíodo na Teogonia, em 350; 2)  Ianeira, uma das Nereidas; Ianeira, uma possível cônjuge de Capaneus;

Assim, ele teria origem grega. Porém, não encontrei o significado. Pode ser que tenha alguma coisa a ver com o mês de Janeiro, ou então, ser uma elaboração a partir da última parte de Dejanira  , que significa “a que destrói os homens” ou “a que vence os heróis”.

O mais certo é que, no momento, temos muita dificuldade de trazer um significado correto e preciso. O que sabemos com certeza é que Janira   é o nome de 4.615 pessoas, a maioria delas localizada no Rio Grande do Sul, e nascidas nas décadas de 50 e 60. Janyra, nessa grafia, é o nome de apenas 31 pessoas.

Como referência, temos Janira  Silva Barreto, uma política brasileira, deputada estadual pelo estado do Rio de Janeiro, eleita em 2010. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário