segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Amandine



Amandine é um diminutivo francês de Amanda, que tem origem no latim “amare” (amar), assim, seu significado é amada. Colocando isso no diminutivo, Amandine possivelmente poderia ser interpretado como “amadinha”. Pode ser encontrado ainda nas grafias Mandi e Mandy, em inglês, e ainda, Amandina e Amandyne como também, o masculino Amandin.

Amanda é um nome muito internacional, usado em dinamarquês, holandês, inglês, alemão, italiano, norueguês, português, espanhol e sueco, entre outros. Mas Amandine tem seu uso somente em francês e também na Bélgica.

Quanto à popularidade, Amandine esteve na 87ª posição no ano de 2010, e aparece dentro do top 100 desde 2000, no Behind The Name, sendo que sua melhor colocação foi neste ano na 29ª posição. Já na Bélgica, ele aparece pela última vez no ranking de 2005, na 67ª posição, sendo que está dentro do top 100 desde 2000. Vale lembrar que a metade sul da Bélgica é praticamente francesa, incorporando a cultura e hábitos franceses.

É provável que, por outro lado, os franceses gostem tanto desse nome por que Amande, na língua francesa, significa “amêndoa”, então parece ser um nome literal/hippie.

No Brasil, esse nome não foi descoberto pelos brasileiros, sendo que não há nenhum registro em nenhuma das listas disponíveis. Talvez, ele possa ser mais usado como alternativa ao popular Amanda. A mim, no entanto, lembra muito “amandita”, aquele waffer recheado com chocolate da Lacta.

Referências:

John Malkovich, ator, produtor, empresário e diretor estadunidense deu este nome à sua filha, Amandine Malkovich.

Amandine é o primeiro "bebê de proveta" de nacionalidade francesa. Ela nasceu em 24 de de Fevereiro de 1982 no Hospital Antoine-Béclère em Clamart ( Hauts-de-Seine).

Marie-Amandine de Schakkebroek, é uma freira franciscana martirizado na China em 1900.

Amandine Rajau é uma atriz francesa.

Amandine Beyer, uma violonista francesa.



.

Um comentário:

  1. Meu nome é Amandine, e eu estou muito feliz em saber que ele é “único”!! E muito obrigada por essas informações! Eu nem sabia da metade disso!! E olha que Amandine é um nome lindo :D!!

    ResponderExcluir