domingo, 18 de setembro de 2016

Opaline

.
Opaline é um nome feminino de uso na língua inglesa, embora raro, que é uma elaboração a partir do nome “Opal”, que significa “opala”, referindo-se à pedra preciosa. Outras fontes porém, afirmam que Opaline é uma variante de Apolline, uma forma medieval inglesa de Apolônia, relativo à Apolo, o deus grego. Qualquer um dos significados, de qualquer modo, é interessante.

Uma terceira versão, ainda menos difundida seria de que Opaline vem do nome da deusa romana Ops, ou Opis, (em latim, "Abundância"), era uma divindade relacionada à fertilidade e à terra, de origem sabina. O Opalia era um festival que acontecia em 25 de agosto, em homenagem à essa deusa e que pode ter originado o nome Opaline.

Esse é um nome feminino ideal para quem procura não só um nome original ou raro, mas também absolutamente exclusivo. Ele é praticamente inexistente, e não encontrei dados estatísticos sobre a recorrência dele em nenhum país que tem ranking, mesmo nos Estados Unidos que tem seu ranking composto por 1000 nomes.

Então, uma pessoa chamada Opaline terá não somente um nome incomum, mas sim, único. Além disso, tem um significado muito interessante, uma vez que é uma elaboração a partir do nome da pedra preciosa. A palavra opala diz respeito a pedra preciosa iridescente, chamada de “pedra de outubro”. A palavra, em última análise, vem do sânscrito उपल (upala), que significa "joia".

Pensando em relação a sonoridade e grafia do nome, não consigo encontrar nenhum outro nome que comece com “Opa”, então talvez, com pronúncia diferente, lembre Ophelia, Otília ou Ottilie, ou ainda, Ottoline. Já a terminação “line” coleciona uma grande lista de nomes, incluindo Caroline, apreciado pelos brasileiros. Assim, as iniciais fortes e incomuns se equilibram com a terminação usual e suave.

Acho Opaline muito feminino, suave e interessante, ao mesmo tempo que é marcante. Seria um nome para ficar marcado na memória de qualquer um que conhecesse uma Opaline.

Opaline também é uma música de Diswalla.

O termo Opaline é usado para se referir a muitos tipos de vidros opacos e coloridos.

Também é o nome dado a um tipo de papel, o papel Opaline, usado em convites de casamento, cartões de visita, etc.


.


Nenhum comentário:

Postar um comentário