domingo, 18 de setembro de 2016

Cassandra




Cassandra é um nome formulado a partir do grego Κασσανδρα (Kassandra), derivado possivelmente de κεκασμαι (kekasmai) "excelente, para brilhar" e ανηρ (Aner) "homem" (ανδρος genitivo). No mito grego Cassandra era uma princesa de Tróia, a filha de Príamo e Hécuba. A ela foi dado o dom da profecia por Apolo, mas quando ela rejeitou seus avanços, ele a amaldiçoou para que ninguém iria acreditar em suas profecias. O resultado foi que Cassandra previu a guerra de Tróia e a queda de sua família, mas ninguém acreditou e ela foi considerada louca, de modo que Tróia acabou sendo destruída.

O que podemos perceber é que muito possivelmente o significado é incerto. O segundo elemento (andros) foi facilmente rastreado, uma vez que significa “homem” e está presente em vários outros nomes como Evandro, Alessandro, etc. Mas com relação ao primeiro elemento, são muitas as suposições feitas:

- A partir de κεκασμαι (kekasmai), καδ (kad) ou καίνυμαι (“excelência", "superar"), ou então "excelente como um homem", "o homem que se destaca"

- κασις (Kasis, "irmã"), então "irmã de um valente"

- κασσα (Kassa, "prostituta", "cortesã"), mas geralmente rejeitado a possibilidade (reis e rainhas não dariam esse nome a uma filha se esse fosse o significado)

Não faltam fontes que afirmam uma origem pré-grega ou não-grega, afirmando que o nome teria sido helenizado posteriormente. Uma dessas teorias é de Cassandra ter evoluído do nome persa, Cassandane/Cassandana, que seria o nome de uma das esposas de Ciro II, e mãe de Cambises I.

Na Idade Média este nome era comum na Inglaterra devido à popularidade dos contos medievais sobre a Guerra de Tróia. Posteriormente, tornou-se raro, mas foi reavivado no século 20.

Por conta da sua associação com uma "profetiza", é comum sua utilização para personagens de bruxas ou outras pessoas com poderes sobrenaturais, o que ocasionou uma cultura de que "Cassandra é nome de bruxa". Considerando os fatos históricos mundiais em relação ao termo bruxa, eu acho que esse é um elogio, nunca uma crítica. 

Variantes: Kasandra, Kassandra (Inglês), Kassandra (Mitologia Grega)

Diminutivos: Cass, Cassie, Kassy (inglês)

Outras línguas: Kassandra (em grego antigo), Kasandra (Polonês), Kasszandra (húngaro),
A variante masculina desse nome é Cassandro, mas também é possível encontrar Kassandros (grego), Cassandre (catalão), Cassander (latino), Kassander (alemão).

Cassandra aparece no Top 1000 dos Estados Unidos desde 1942. Sua melhor colocação foi na década de 90, em que ficou dentro dos 50 mais usados, e em 2014, apareceu em 516º lugar. Na Austrália aparece no ranking de 2003 na 53ª posição, assim como no mesmo ano na Bélgica aparece na 98ª posição.

O nome ainda aparece no ranking da Inglaterra e País de Gales, na posição 418 em 1997, também no Canadá, preenchendo um espaço entre os rankings de 1982 e 2003, aparecendo nesse último ano na 77ª posição, e aparece ainda na França estando em 118º lugar em 2010, e na Suécia em 2003 no 100º lugar.

Podemos concluir com esses dados, que Cassandra é um nome bastante internacional, reconhecido e usado em vários países, a exemplo dos Estados Unidos, Austrália, Bélgica, Suécia, Inglaterra e Canadá. No Brasil, ele tem sido usado modestamente, tendo apenas 3 registros na lista de São Paulo de 2015 (Arpen/SP), somados à 2 registros de Kassandra, nessa grafia. Além disso, aparece 1 registro de Kasandra, com apenas um “s”, o que eu espero que seja erro de digitação, pois não se lê da mesma forma.

Referências:

Há um personagem de Shakespeare na peça Trolius e Cressida, chamada Cassandra.

Charlie Sheen e sua ex-namorada Paula Profit tem uma filha chamada Cassandra Estevez, nascida em 1985.

Cassandra Spagnolo é uma modelo australiana.

Cassandra Lynn, é uma modelo americana.

Cassandra Austen era a irmã de Jane Austen.

Em Harry Potter, Cassandra Trelawney era o nome citado como sendo da bisavó da professora Sibila, que é uma profetiza que só faz profecias muito raramente.

Na série Doctor Who há uma personagem chamada Cassandra O’Brien, que se auto denomina o último humano puro da Terra, interpretada por Zoë Wanamaker.

Cassandra Clare é a autora da série Instrumentos Mortais.

Cassandra Harris (nome artístico de Sandra Colleen Waites) foi uma atriz australiana.

Cassandra Peterson é uma atriz, roteirista e cantora estadunidense. Ficou conhecida por sua notável personagem Elvira.

Cassandra Rios, pseudônimo de Odete Rios, foi uma escritora brasileira de ficção, mistério e principalmente homossexualidade feminina e erotismo, sendo uma das primeiras escritoras a tratar do tema.

Cassandra Sandsmark, a terceira Moça Maravilha é uma personagem fictícia do universo DC. Criada por John Byrne, ela apareceu pela primeira vez em Wonder Woman (vol. 2) #105 (Janeiro de 1996), ela é uma semideusa filha de Zeus e da mortal Helena Sandsmark.

Cassandra também é o título de um livro de 1983 escrito por Christa Wolf.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário