sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Lírio

.

"Olhai os Lírios do campo; eles não trabalham nem tecem; no entanto eu vos digo:
mesmo Salomão, em toda sua glória, não se vestiu como um deles".

(Palavras de Jesus, no Evangelho segundo São Matheus)


Lírio é o nome dado em português para as flores do gênero Lilium L. da família Liliaceae, originárias no hemisfério norte, com ocorrências na Europa, Ásia, América do Norte e América do Sul, incluindo mais de 100 espécies, sendo que mais da metade delas tem origem na China e no Japão. No Brasil, várias espécies de Lírios recebem também o nome de Açucena (que por acaso, também é usado como nome próprio).

O Lírio tem uma simbologia muito interessante em várias culturas. No Feng Shui, os Lírios representam o verão, a fartura, e significam amor eterno e pureza. Era encontrado em pinturas nas paredes dos palácios da Grécia Antiga, dedicado à deusa Hera. Mais tarde, com o cristianismo, foi associado à Virgem Maria, em relação a sua pureza, muito usado por essa razão, em buquês de noiva e festas religiosa. Na alquimia, fabricava-se um perfume que acreditavam ser mágico, para queimar no recinto onde se realizavam os rituais.

Também existia uma crença que a flor ajudava a reconciliar os amantes: um pedaço do seu bulbo teria o poder de reaproximar os namorados que romperam as relações. Narra a mitologia romana, que a conselho de Minerva, Juno deu seu seio a Hércules, que havia sido abandonado no campo por Alcmene, sua mãe. O jovem herói teria sugado o seio com tanta força, que o leite esguichou em grande quantidade. As gotas que se espalharam no céu formaram a Via Láctea e as que caíram na terra transformaram-se em Lírios.

O Lírio está incluído numa antiga lista de plantas consideradas mágicas, que teriam o poder de proteger contra bruxaria: dentro de casa, transformaria as más vibrações, e no jardim, funcionaria como uma barreira contra malefícios.

Como nome próprio, foi usado moderadamente como nome masculino no Brasil, sendo fácil achar várias referências de homens idosos ou de meia idade chamados Lírio. Depois, caiu em desuso. Em São Paulo, na lista da Arpen/SP de 2015, encontramos apenas 1 registro de Alirio, e nenhum registro de Lírio.

Entretanto, Lírio cai numa categoria difícil de ser encontrada: nomes masculinos literais/hippies usáveis e que tenham efetivamente uma vibe masculina. Esse tipo de nomes ocorre em abundância quando se trata de nomes femininos, mas é sempre mais complicado encontrar um nome hippie, associado com a natureza, elementos, ou com sentimentos bons para um menino.

Por isso, acredito que Lírio seja uma ótima alternativa para nomear um menino nos dias de hoje. Algumas referências:

Lirio é uma comuna italiana da região da Lombardia, província de Pavia, com cerca de 147 habitantes. 

Lírio Ferreira (Recife, 1 de março de 1965) é um cineasta brasileiro.

Lírio Rosso (Criciúma, 18 de dezembro de 1933 – Florianópolis, 17 de junho de 2011) foi um odontologista e político brasileiro, ex-deputado estadual do estado de Santa Catarina.

Lírio Mário da Costa (Rio de Janeiro, 25 de março de 1923 — Rio de Janeiro, 15 de setembro de 1995), mais conhecido como Costinha, foi um humorista e ator brasileiro extremamente conhecido pelo seu trabalho.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário