sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Zafiro

.


No Behind The Name, fala que Zafiro é uma palavra espanhola que significa “safira”, e que se trata de um nome feminino cunhado modernamente na Espanha e outros países hispânicos. A palavra em si deriva do grego sappheiros, que em última análise, vem da palavra hebraica Sappir, que é literalmente “pedra preciosa”.

Além da pedra preciosa, também existe a cor, chamado em espanhol de “azul zafiro”, que é uma variação do tom de azul cobalto.

Entretanto, em português, simplesmente é complicadíssimo considerar o nome Zafiro como feminino, graças a terminação em –o, que é tão característica dos nomes masculinos. Temos inclusive alguns nomes com a mesma terminação, como Ciro, Miro, Argemiro, Valdomiro, etc. Então, uma menina chamada Zafiro é complicadíssimo.

Visto que temos Saphire e Safira para meninas, que podem ser usados sem maiores problemas, penso eu que Zafiro seria uma interessante alternativa masculina. Em São Paulo, por exemplo, na lista da Arpen/SP de 2015, foi registrado 1 Zafir e 1 Zafira.

Existe uma espécie de beija-flor, encontrada apenas no México, que é chamada de “Zafiro Mexicano”.

Há também um campo de petróleo de Zafiro, na Guiné Equatorial.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário