quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Tamala & Tamela

Tamala Jones, atriz

O Behind The Name aponta Tamala como uma variante de Tamela, que é provavelmente uma combinação de Tamara e Pâmela.

Tamela surgiu nos Estados Unidos pela primeira vez na década de 50. Apareceu pela última vez no ranking de nomes femininos dos EUA no ano de 1976, na 939ª posição. O mais longe que foi dentro do Top 1000 dos Estados Unidos foi na 493ª posição no ano de 1959.

Ele parece ter uma pegada de nome africano, mas não consegui recuperar nenhuma fonte confiável que dissesse com toda certeza que Tamala é um nome que pertence ao grupo de nomes originários de dialetos nativos da África. Existem sites bem pouco fiáveis que dizem que Tamala é um nome africano que significa “árvore escura”.

Tamala Jones é uma atriz americana. Bem, parece ser a única ou pelo menos, uma das únicas, por que toda a pesquisa no Google retorna para ela.

Foram 16 registros de Tamara na lista da Arpen/SP de 2015, mas nenhuma Tamala, penso eu, pela terminação “mala”, que parece meio ofensiva. Mas, ao mesmo tempo, ninguém se importa com Samantha não é mesmo?

Além disso, não existe nenhum registro de nome terminado assim na lista da Arpen/SP, mas de qualquer forma, me lembrou Malala Yousafzai, o nome da ativista paquistanesa que foi a pessoa mais nova a ser laureada com um prêmio Nobel. Só que “Lala” não é “Mala” então a coisa muda de figura.

Embora pareça bem simpático em outras línguas, Tamala não fica muito sonoro no Brasil ou em outro país de língua portuguesa, penso eu. Mesmo Tamela, de alguma forma, não tem uma sonoridade legal.



.


Um comentário: