sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Amani

.

Amani é um nome feminino, que significa “desejos” em árabe. Também significa “a paz”, em em suaíli (idioma banto com o maior número de falantes, sendo uma das línguas oficiais do Quénia, da Tanzânia e de Uganda, embora os seus falantes nativos, os povos suaílis, sejam originários apenas das regiões costeiras do Oceano Índico).

Embora no Behind The Name esteja listado como feminino, há muitas referências na Internet como nome também de uso para meninos.

Nos Estados Unidos, Amani apareceu pela primeira vez no ranking feminino em 1996, em tímidos últimos lugares permaneceu por alguns anos, e agora está em 647º lugar. Na Holanda, apareceu em 2009 nas listas, e em 2014, está com a 379ª posição. E por último, na Inglaterra e País de Gales, foi registrado muito timidamente, entre 2002 e 2007, ficando nos últimos lugares, sendo que em 2007, último ano que aparece na lista, está com o 487º lugar (0.024% dos registros ingleses).

Amani é o nome de um município da Ilha de Chios, Grécia; Também é o nome de vários lugares no Irã, assim como o nome de uma Reserva Natural na Tanzânia.

Amani é uma cantora nascida no Quênia, no estilo pop (ouça uma música aqui); E também, Amani Labban Kabbara, uma cantora libanesa que atualmente reside na Califórnia; Como nome masculino, é portado por Amani Toomer, um ex-jogador de futebol americano que atuava como wide receiver na National Football League. 

Há dois registros de Amani na lista da Arpen/SP, que abrange o estado de São Paulo, no ano de 2015. Mas não há como saber se são registros masculinos ou femininos por que a lista não separa.


Acho que Amani ainda não foi descoberto pelos brasileiros, pois a cultura árabe e mesmo a questão do significado em uma língua originalmente africana, pode agradar muitas pessoas que se encantam com os mistérios do mundo árabe ou mesmo, que querem resgatar um pouco da tradição dos ancestrais africanos. É um nome que tem sonoridade boa, grafia limpa, sem problemas de escrita ou de pronúncia. Torço pelo nascimento de mais Amani’s no Brasil. 




.

3 comentários: