sábado, 29 de outubro de 2016

Evaline

.


Evaline, a primeira vista, parece uma composição de Eva com o sufixo feminino – line, como em Caroline. Mas o Behind The Name diz que é uma variante de Evelyn, das quais ainda constam Evalyn, Eveline, Eveleen.

Evelyn por sua vez, deriva de um sobrenome inglês derivado do nome Aveline. No século 17, quando foi usado pela primeira vez como nome próprio, era mais comum para meninos, mas agora é considerado predominantemente feminino assim como às suas variações, como o nome Evelina.

E Aveline, seguindo o raciocínio, é a forma francesa do nome germânico Avelina, um diminutivo de Ávila, que por fim (e finalmente!) é derivado do elemento germânico “avi”, de significado desconhecido, possivelmente significando “desejada”. O nome Ávila também é dado em honra a Santa Teresa d’Ávila, sendo Ávila uma cidade da espanha onde ela nasceu. Então, depois disso tudo, Evaline significa “desejada”.

Existe um grupo musical de rock da Califórnia que se chama Evaline. Assim como encontrei como referência notável Evaline Ness, que foi uma artista, ilustradora e autora de livros infantis.

Quanto à popularidade no mundo, ele consta apenas no ranking dos Estados Unidos, e mesmo assim, na posição 970 do ano de 1900. Antes disso, Evaline aparecia dentro do top 500 de 1880 a 1990. Já no Brasil, Evaline é o nome de 51 pessoas apenas, nascidas a maioria delas na década de 90 (Nomes no Brasil, IBGE).


Considero Evaline um nome raro e original. É incomum, mas ao mesmo tempo, possui uma sonoridade familiar aos ouvidos da grande maioria dos falantes da língua portuguesa, pela semelhança com outros nomes terminados em –line, e pela popularidade do nome Eva, usado em larga escala em várias gerações. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário