quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Belinda



Belinda é um nome cujo significado não se sabe ao certo. O primeiro elemento pode estar relacionado à palavra “bella” ou “bela”, usada no italiano, espanhol e português, para definir alguém que possui a qualidade da beleza. O segundo elemento pode estar relacionado ao germânico “lind”, que significa “serpente”, ou “linde”, que significa “macio”.

Essa não é, entretanto, a única teoria. Há quem defenda que Belinda é uma variante do alto alemão antigo Betlindis, sendo que o primeiro elemento seria “bad”, ou seja, “guerra”. Também é preciso dizer, salvo todas as possíveis teorias interpretativas, que esse pode ser um nome absolutamente inventado do zero.

Este nome surgiu pela primeira vez no século 17 e posteriormente foi usado por Alexander Pope em seu poema “The Rape of the Lock” em 1712. Um diminutivo inglês é Bindy.

Nos Estados Unidos, esse nome aparece em 2013 na 952ª posição, sendo que ficou em torno do centésimo lugar nas décadas de 50, 60 e 70.

No Brasil, é o nome de 343 pessoas (Nomes no Brasil, IBGE), a esmagadora maioria na década de 60. O estado de maior ocorrência do nome Belinda é no Amazonas. Na lista da Arpen/SP de 2015, há apenas um registro de Belinda. Portanto, não é um nome usual no Brasil, nem nessa geração, nem nas antigas.

Belinda é o nome de um dos satélites naturais de Urano, que foi nomeado a partir do personagem da ópera de Pope.

Algumas referências:

Belinda , atriz e cantora mexicana;
Belinda Bencic , jogadora de tênis suíça;
Belinda Carlisle , cantora norte-americana;
Belinda verde , modelo australiana;
Belinda Hocking , nadadora australiana;
Belinda Lee , atriz britânica;

Belinda Snell , jogadora de basquete da Austrália.



.

Um comentário:

  1. Acho lindo o nome Belinda, eu tou esperando gêmeas e you pensando em botar Bianca e Belinda

    ResponderExcluir