domingo, 9 de outubro de 2016

Clarabel & Claribel


.


Clara é um nome popularíssimo no Brasil. Só no estado de São Paulo, exclusivamente no ano de 2015, foram 1275 registros do nome, e esse número vem se mantendo alto nos últimos dez anos. No ranking do BabyCenter, Clara mantém presença há pelo menos sete anos, e ainda temos a ampla utilização dos compostos Maria Clara e Ana Clara.

Como é automático, acabamos procurando alternativas para o nome Clara, para aquelas pessoas que sempre sonharam em dar esse nome, mas agora o acham demasiadamente comum, dado o número de nascimentos e registros. O negócio é que isso é uma pesquisa séria: muitas pessoas pensam que basta trocar o C por K e aí, magicamente, parece um nome diferente. Ledo engano. Assim, numa pesquisa rápida encontrei Clarabel e Claribel, e achei muito interessante.

Clarabel seria uma variante, conforme submissão no Behind The Name, do nome Claribel. Este nome foi usado pelo autor W. Andry em sua série de livros e a série de TV relacionada, “Thomas & Friends”. Como é óbvio, Claribel é a combinação de Clara mais o popular sufixo –bel. Assim, o significado fica em torno de “bela e clara”.

Apesar da associação negativa da Clarabela (em inglês, Clarabelle Cow), a vaquinha da Disney, faz um longo tempo desde que esse personagem aparecia nos meios de comunicação, de modo que a maioria das crianças nem tem ideia que alguma vez isso existiu. Quando um bebê nascido hoje chegar à adolescência e vida adulta, a lembrança da Clarabela da Disney estará perdida na mente dos vovôs. A geração atual dificilmente será exposta à desenhos animados no qual ela participa.

A ortografia Claribel foi usada por Edmund Spencer em “A Rainha das Fadas”, onde Lady Claribel é a mais bela senhora. Shakespeare também tinha uma personagem chamada Claribel, uma princesa de Nápoles, em A Tempestade. E ainda, Claribel foi o título de um poema escrito pelo poeta Alfred Lord Tennyson.

No Brasil, não temos nenhum registro de nenhuma grafia (Clarabelle, Claribel, Clarabela, etc) nas listas disponíveis.

Clariandra é uma outra elaboração de Clara, dessa vez com o sufixo –andra, que vem do grego e quer dizer homem (como em André). Nesse caso, o significado mudaria. Clariandra foi uma variante usada na Idade Média, ao lado de nomes cheios de babados e fantasiosos como Diamanda e Splendora.

Desse modo, se você enjoou de Clara e gostaria de manter algo nessa linha, mas menos popular, Clarabel ou Claribel parecem ser boas alternativas.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário