terça-feira, 11 de outubro de 2016

Narjana



Narjana é o nome de apenas 41 pessoas no Brasil todo, abrangendo todas as décadas desde 1930 até os anos 2000. Dessas 41 pessoas, 31 são do Rio Grande do Sul. Todas elas nasceram na década de 90. Acreditei que fosse um nome inventado a partir de outro, mas nesse caso não há significado possível. Então comecei a pesquisar várias hipóteses.

Percorrendo esse longo caminho, chequei as possibilidades: Outro nome que praticamente só existe no Rio Grande do Sul é Marjana – há 311 pessoas com esse nome no Brasil e 267 delas são gaúchas. Assim como Narjana, todas as Marjanas gaúchas nasceram entre 1980 e 1990. Marjana é uma variante de Mariana usada na Eslovênia, e se pronuncia da mesmíssima forma que Mariana, pois lá o “J” tem som de “i”. Acontece que alguém, em algum momento, leu esse nome em algum lugar e resolveu adaptar para o português mantendo a pronúncia do nosso J.

Então pensei que, simplesmente pegaram o nome Marjani, que significa “coral” em suaíli, sendo originalmente um empréstimo do árabe, e trocaram a terminação em “i” por um “a”. Aí depois trocaram o “M” pelo “N”.

Ou ainda, pode ser que tenha sido uma modificação do nome Narjara, que também não faço ideia do que significa e não consegui achar nenhum resultado confiável nas pesquisas que fiz, mas que bem ou mal, é o nome de 980 pessoas no Brasil. Parece indígena, mas não há nada que prove. Estaca zero novamente.

Cheguei a pensar então, que fosse uma espécie de anagrama de “naranja”, a cor laranja e o nome fruta em espanhol.

Bem, eis o momento que estou pesquisando Narjanas no facebook, quando achei uma cidade tão desconhecida e obscura para nós que nada mais há sobre ela, em Dhaka, Bangladesh, chamada justamente Narjana. Bem, se é o nome de uma cidade em Bangladesh é por que tem algum significado pois geralmente, topônimos vem de palavras ou fatos ocorridos naquele lugar que dão inspiração a quem batiza.

Aí chega nosso pico de dificuldade: Narjana na língua bengali, a língua oficial de Bangladesh, é escrito assim নার্জানা e não tem jeito de descobrir nada sobre a palavra. Sabemos então, a priori, que trata-se de um nome geográfico, de uma cidade em Bangladesh, porém, não encontrei nem no Google Maps. Então, apesar de sabermos isso sobre o nome, o significado fico devendo.


Parece que as pessoas que se chamam Narjana também tem essa sede de descobrir o significado e origem do seu nome, já que inventaram até uma historinha sobre existir uma Rainha Narjana de Eritréia, esposa de Jasão. Só que a esposa de Jasão é Medéia, que é trocada depois por Gláucia. Ou seja, nenhuma Narjana na mitologia grega. Valeu a tentativa, mas não. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário