terça-feira, 8 de novembro de 2016

Ami

.
Ami é um nome japonês, mas tem outras possibilidades de origem e significado. Vamos à eles: 1) Japonês: Vem de (a) que significa "segunda” ou “Ásia" e (m) que significa "bela". Outras combinações de kanji são possíveis. Aqui trata-se de um nome feminino. 2) Hebraico: Significa “confiança” ou “confiável” em hebraico. Este era o nome de um servo do rei Salomão no Antigo Testamento. Nesse caso, trata-se de um nome masculino. 3) Inglês: Uma variante de Amy, uma forma variante do nome francês Aimée, que significa “amada”, sendo nesse caso um nome feminino.

Apesar de ser bastante curto, apenas três letras, ele é bastante parecido com Amy, uma variante inglesa de Aimée. Por ser bastante curto, ele tem uma vantagem, que possivelmente não virá a ter apelidos (para que não gosta de apelidos, é claro), porém, de tão curtinho e singelo, acaba praticamente implorando um composto. Seria curioso encontrar uma pessoa chamada apenas “Ami”. Sugerindo alguns compostos com nomes populares, posso pensar em:

Ami Isabela
Ami Sofia
Ami Valentina
Ami Luísa

Ou como segundo elemento:

Laura Ami
Isadora Ami
Manuela Ami

O engraçado é que colocando os dois nomes juntos, sempre faz lembrar a palavra “ame”, do verbo “amar”. Por outro lado, acho que combina bem com outros nomes japoneses, como por exemplo Midori Ami, talvez, ou com nomes estrangeiros: Charlotte Ami, Scarlett Ami, para citar os que mais gosto.

Não foi possível encontrar registros do nome Ami na lista da Arpen/SP de 2015, que abrange o estado de São Paulo. Entretanto, há outros nomes que começam assim, lá registrados como o masculino Amir e o feminino Amylle (inventado, suponho).


Nos Estados Unidos, ele aparece no top 1000 feminino até 1987 na posição #950, sendo que permaneceu no ranking desde 1969. Já na Inglaterra e País de Gales, Ami aparecia no ranking até 1998 no 483º lugar. Suponho que ele já seja bem familiar entre adolescentes pela frequência com que aparece nos personagens de mangá. 



.

Um comentário:

  1. Estava pesquisando e se colocar um Lo-Ami -acho que em hebraico-significa (Não-meu-povo) fiquei curiosa e resolvi ver outrod lados por trás do nome Ami.

    ResponderExcluir