terça-feira, 29 de novembro de 2016

Annamaria



Annamaria é um nome feminino italiano. Como é óbvio, é a mesmíssima coisa que Ana Maria só que escrito junto. Os mesmos dois nomes, na ordem inversa, formam o nome Marianna – que no entanto, pode ter uma origem independente.

Anna é um nome de origem hebraica, bíblica, que quer dizer “cheia de graça”, enquanto Maria, que também é bíblico, é mais complicado de tornar preciso o significado, podendo ter várias origens e significados.

As variantes desse nome – escritas junto ou com hífen – são Annamarjia (croata), Anne-Marie (francês), Annmarie (inglês), Annemarie (Holanda), Anamaria (romeno).

Em São Paulo, no ano de 2015 (Arpen/SP), foi registrada apenas 1 Anamaria, curiosamente alguém usou a variante romena, enquanto Ana Maria, tradicionalmente escrito como composto, teve 116 registros.

O único ranking internacional do Behind The Name que consta Annamaria é o da Hungria, ainda assim, faz bastante tempo, em 2004, na posição 89. 

Sou daquelas que adoro as junções italianas (especialmente aquelas que são feitas com Gian), e sou muito mais adepta de usar Annamaria escrito assim do que como é tradicionalmente escrito como nome composto no Brasil. Por algum motivo, essa grafia dá um certo charme que o composto não tem.

Referências:

Annamaria Ancora, jogadora de futebol italiana;
Annamaria Baratta, cantora italiana;
Annamaria Cancellieri, politica, prefeita e funcionária italiana;
Annamaria Clementi, atriz italiana;
Annamaria Fassio, escritora italiana;
Annamaria Malipiero, atriz italiana;
Annamaria Mazzetti, triatleta italiana;
Annamaria Quaranta, jogadora de voleibol italiana;
Annamaria Samassa, esquiadora profissional italiana;
Anamaria Marinca , atriz romena;
Anamaria Tămârjan , ginasta romena;




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário