segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Chissomo: a filha de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank

.
Causou bastante comentários e até polêmicas a adoção da menina africana Chissomo, por Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso. A criança que nasceu em Malawi, no Sul da África, veio para o Brasil na companhia do casal.

Recém-chegada, a menina conquistou a família do casal e até ganhou um apelido carinhoso: Titi. Essa escolha, muito provavelmente, se deve à pronúncia correta do nome: Chissomo, em algumas regiões africanas pronuncia-se “Tissomo”, pois o “ch” tem som de “t”.

Na língua Nianja, falada no Malawi, Chisomo (com apenas um S) significa “graça”. O Behind The Name confirma o significado, só muda a linguagem: segundo o site, significa graça em Chewa. Além de ser muito comum no país de origem da menina, o nome também é popular no Zimbábue, país próximo a Malawi, também no Sul da África.

Desnecessário dizer que não há dados sobre o nome Chissomo nas listas do Brasil. É um nome desconhecido, como a maioria dos nomes de origem africana.

Esse caso abre um debate interessante: mudar ou não mudar o nome da criança em caso de adoção? A situação da Chissomo é complicada, pois, ela tem um nome popular no lugar de onde veio, mas que aqui no Brasil causa muita estranheza, tanto que os pais optaram por chamar ela pelo apelido "Titi". 

Já que estamos falando disso, vou compartilhar aqui um texto do Blog Gravidez Invisível, que achei muito interessante sobre esse tema. Você pode acessa-lo aqui


Fonte: Vix , Behind The Name



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário