sábado, 12 de novembro de 2016

Minodora & Menodora

.
Minodora e Menodora são duas descobertas recentes. O mundo da onomástica é vasto e mesmo que fiquemos vários anos trabalhando com afinco em desvendar significados e origens, certamente continuaremos achando novos nomes, totalmente inexplorados e subestimados na língua portuguesa. Esse é o caso dos nomes que apresento hoje, que são incomuns, raros e exclusivos nos dias atuais.

Por terem essas características, são nomes ideais para famílias ousadas, pessoas com muita personalidade e gosto excêntrico. Minodora é dado no Behind The Name como um nome do sexo feminino, usado na Romênia, que seria uma forma romena de Minodora. Minodora por sua vez, é derivado do grego μηνη (mene) ou seja, "lua", e δωρον (Doron) "presente". Assim, significa “presente da Lua”. Este foi o nome de uma santa do século IV que foi martirizada com suas irmãs Metrodora e Nymphodora.

Minos, na mitologia grega, era um famoso rei de Creta. Ele que mandou, por exemplo, Dédalo construir o labirinto. Minodora, portanto, significa “presente de Minos”, referindo-se ao personagem da mitologia grega, agregando o sufixo “doron”, que no grego, quer dizer “presidente”, e está presente em vários outros nomes como Teodora, Doroteia, Isadora, etc. Menodora seria uma variante consequente, com distinta alteração gráfica e fonética.

O nome mais registrado no Brasil com a terminação –dora é Isadora, com 2611 registros na lista da Arpen/SP de 2015, que abrange apenas o estado de São Paulo. Depois temos Theodora (com ou sem H), com uma profusão de registros muito, mas muito menor. Então, podemos dizer que com essas sílabas finais, Isadora é o mais queridinho dos brasileiros. Mas outros nomes com essa terminação podem vir a ser alternativas mais exclusivas aos populares, de modo que Minodora e Menodora talvez tenham alguma chance.

Já com as sílabas iniciais, -mino e –meno não tivemos a mesma sorte: não há nem sinal dessas duas sílabas registradas juntas em um só nome sequer nas listas disponíveis. O que torna, portanto, Minodora e Menodora tão originais é precisamente essas sílabas iniciais.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário