sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Graziella




Graziella é uma forma elaborada a partir do nome Grazia, que vem do nome latino Gratia, e significa literalmente “graça”, no sentido de “elegância”. O nome surgiu na Idade Média em referência religiosa à graça divina, e a propagação se deu principalmente pelo culto à Nossa Senhora das Graças. Do ponto de vista clássico, pode estar relacionado as três Graças, figuras da mitologia grega.

O fato é que Grazia, no italiano, deu origem à Graziella, que é uma elaboração a partir da incorporação do sufixo –ella, comum em nomes femininos. No Brasil, a grafia acabou perdendo um L.

Há no Brasil 2.138 pessoas chamadas Graziella, a maioria delas no Distrito Federal. Ele subiu bastante até 1980, na década de 90 caiu e depois voltou a subir nos anos 2000. Mas é uma grafia bastante rara do nome.

Os brasileiros preferiram a grafia mais simplificada do nome: há 40.833 pessoas chamadas Graziela, sem o L dobrado. Mais de 14 mil nasceram na década de 80, e o Rio Grande do Sul é o estado onde são mais frequentes, seguido de Santa Catarina. Grasiela, com S foi registrado para 9.706 pessoas e Grasiella para 237 pessoas.

Em São Paulo, na lista da Arpen/SP do ano de 2015, foram 29 registros de Graziella e 38 registros de Graziela. É um nome datado, portanto, já que foram mais de 40 mil pessoas, tornando o 632º nome mais popular do Brasil em termos gerais. Entretanto, não é como Sandra ou Cláudia, dos anos 70 nem Patrícia dos anos 80. É um nome bem recuperável para os dias de hoje.

Pode ser considerada uma bela alternativa para outros nomes mais populares nos dias de hoje, com essa terminação, como Isabela, por exemplo.

Referências:

Graziella Antonioli, apresentadora de televisão italiana;
Graziella Ciaiolo, cantora italiana;
Graziella De Palo, jornalista italiana;
Graziella Fumagalli, médico italiano;
Graziella Galvani, atriz italiana;
Graziella Granata, atriz italiana;
Graziella Marina, atriz italiana;
Graziella Mascia, política italiana;
Graziella Polesinanti, atriz e italiana;
Graziella Porta, atriz e dubladora italiana;
Graziella Riga, política italiana;
Graziella Sciutti, soprano italiana;
Graziella Moreto, escritora brasileira;

Graziela di Laurents é uma atriz, modelo e dublê brasileira




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário