quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Antonieta



Antonieta é uma forma portuguesa, espanhola e catalã de Antoinette, que é uma forma diminutiva feminina de Antoine. Esse nome foi suportado por Marie Antoinette, a rainha da França durante a Revolução Francesa, a qual acabou sendo executada na guilhotina, que frequentemente é traduzido como Maria Antonieta no português. A grafia italiana é Antonietta.

Antoine por sua vez é a versão francesa de Antônio, que é um nome romano de origem etrusca desconhecida, famoso por causa de Marco Antônio, que governou o Império Romano no século 1 a.C, e que foi o célebre amante de Cleópatra. Devido à fama de Santo Antônio, o nome passou a ser registrado em todo o mundo cristão, ganhando várias formas femininas, diminutivos e variantes. Antonieta tem sido uma delas.

O nome tem sido inadequadamente associado com o grego “anthos”, que quer dizer “flor”, o que resultou na adição do “h” na grafia no século 17. Apesar de Antônia ter ganhado uma adição de popularidade nos últimos anos, Antonieta permanece subestimado. Em São Paulo, no ano de 2015, foi registrada apenas 1 Antonieta (Arpen/SP), enquanto na lista dos nomes compostos constam 4 registros de Maria Antonieta.

Variantes femininas incluem (no italiano), Antonetta, Tonia, Tonina, Ninetta, Nietta, Netta, Etta, Tittela, e na língua italiana é usado o composto Maria Antonietta e também junto, MariAntonietta.

No Brasil, segundo a ferramenta “Nomes no Brasil”, do IBGE, 20.308 pessoas se chamam Antonieta, sendo que a maior parte delas está no Nordeste (Ceará, Bahia e Acre, em ordem), e o auge de nascimentos foi nas décadas de 40 e 50.

Na Itália, Antonietta é o mais difundido de todos os diminutivos de Antônio. Estima-se que no século XX ficou entre o 13º e o 16º nomes femininos mais frequentes.

Referências:

Santa Antonietta, uma freira Clarissa que morreu em 1472;
Antonietta de Lillo, diretora, fotógrafa e jornalista italiana;
Antonietta De Pace, patriota, educadora e enfermeira militar italiana;
Antonietta De Simone, letrista italiana;
Antonietta Di Martino, atleta italiana especializada no salto em altura;
Antonietta Dosi, escritora italiana;
Antonietta Fagnani Arese, nobre italiana;
Antonietta Fricci, soprano austríaca;
Antonietta Giacomelli, educadora, jornalista e escritora italiana;
Antonietta Laterza, cantora italiana e atriz de teatro;
Antonietta Meo, chamado Nennolina, menina italiana declarada venerável pela Igreja Católica;
Antonietta Stella, soprano italiana;




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário