quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Anthea & Antheia




Na plataforma “Nomes no Brasil”, do IBGE, consta que esse é o nome de apenas 34 pessoas em todo Brasil, mas na grafia Antéia. Esse é um número incrivelmente pequeno. No Behind The Name, não consta a presença de Anthea ou Antheia nos rankings disponíveis, e no Brasil, em listas de registros recentes também não temos nenhuma ocorrência desse nome.

Anthea ou Antheia derivam do grego Ανθεια (Antheia), que vem da palavra “anthos”, que significa “flor”. Esse foi um epíteto da deusa grega Hera. Também encontra-se nas grafias Anthousa (em grego antigo) e Anfisa (russo). Achei a grafia Anthousa bem mais charmosa.

Na mitologia, Antheia para os gregos, ou Anthea, para os romanos é a ninfa das planícies, da vegetação, das regiões pantanosas, dos jardins, flores, terra de brotamento, amor humano e das grinaldas floridas. Algumas fontes dizem que ela é uma das Graças, e ela é conhecida, entre os romanos, também como Florentía (Florência, para nós, falantes da língua portuguesa).

Como deusa do jardim, foi adorada principalmente na primavera, onde donzelas coroadas com grinaldas de flores e cestas repletas de rosas moviam-se ao som de flautas para o templo da deusa. Em seu altar, eram ofertados diversos itens, como perfumes naturais. Era adorada principalmente em Creta, mas também foi cultuada na Beócia.

Este foi o nome usado por Agatha Christie para uma de suas personagens, Anthea Bradbury-Scott, no romance “Nemesis”.

É um nome com conexões mitológicas muito interessantes, com uma aura histórica muito acentuada e além disso, como bônus, um significado lindo. De qualquer maneira, sua sonoridade lembra outros nomes que terminam em –thea ou –theia, e também remete um pouco ao som de Antônia.

Porém, ele soa bastante etéreo, e tem uma qualidade quase melancólica na forma como ele é dito. É um nome bonito, mas quase impossível visualizar em uma pessoa real. Anthea é romântico, feminino, e bastante exótico.

Exemplos de pessoas notáveis são, por exemplo, a atriz Anthea Askey, e as apresentadoras de televisão inglesas Anthea Redfern e Anthea Turner.

Anthea é o tema de um belo poema de amor por Robert Herrick. Quem quiser, pode lê-lo (em inglês), aqui.



.


Nenhum comentário:

Postar um comentário