quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Liége

.

Esse desconhecido e distinto nome é, na verdade, como se chamam 3.356 brasileiras, segundo o Nomes no Brasil (IBGE, Censo 2010), abrangendo o período de antes de 1930 até os anos 2000. O estado onde Liége são mais frequentes é o Rio Grande do Sul, sendo que os registros se deram na década de 60, depois caíram na década de 70 e voltaram a crescer nos anos 80. As pequenas Liége’s nascidas nos anos 2000 foram pouco mais de 100 pessoas.

Por ser tão esmagadoramente gaúcho, escolhi a foto da prendinha acima para ilustrar o post sobre Liége. A ferramenta Nomes no Brasil do IBGE acabou por proporcionar a confirmação do que muitas de nós já desconfiávamos: que no Brasil, há nomes imensamente regionalizados, e esse é um deles.

Liège (português brasileiro) ou Lieja (português europeu), é um nome geográfico. É um topônimo que serve para nomear uma cidade, um município e uma província da Bélgica, na região da Valônia. No Século VIII, o nome dos Francos para a povoação era Leudico, latinizado para vila Leudica, Leudicus, Leodium ou Legia.

A tradução literal da palavra francesa Liège é “cortiça”, ou seja, a Cortiça é um material de origem vegetal da casca (súber) dos sobreiros (Quercus suber), leve e com grande poder isolante. É usado para vedar garrafões de vinho por exemplo, ou qualquer outro recipiente que contenha algo que não possa entrar em contato com o ar.

A grafia francesa é Liège, mas os brasileiros que por algum motivo decidiram usar o topônimo como nome próprio, usam tanto com acento agudo normal, Liége, como sem acento, Liege. Na lista da Arpen/SP de 2015 apenas 1 menina com o nome Liege foi registrada.

Uma portadora notável é Liége Monteiro, uma ex-atriz brasileira que atualmente trabalha com assessoria de eventos; Liége Zanatta, Soberana da FRINAPE 2015 coroada como rainha do município de Erechim; Liége Müller, atriz brasileira que atuou como a personagem Bárbara, na novela Vitória, da Rede Record. Por acaso, Liége Müller nasceu em Agudo, Rio Grande do Sul e foi Garota Verão – um concurso de beleza badalado no estado – no ano de 2002;



Liége Müller, Garota Verão 2002 e agora
atriz brasileira. Gaúcha, nasceu em Agudo - RS.




.