domingo, 25 de dezembro de 2016

Arquimedes




Arquimedes é a forma catalã, galícia e portuguesa de Archimedes. Esse nome deriva dos elementos gregos αρχος (Archos) que significa "mestre" e μηδομαι (medomai) cuja tradução gira em torno de "para pensar, para planejar". Esse foi o nome de um matemático, inventor e astrônomo grego que viveu no terceiro século a.C. À ele é dedicada uma das crateras descobertas na Lua.

O primeiro elemento do nome (archos) também se encontra em Arquipo, Arcanjo, Learco, Aristarco, e o segundo elemento se encontra por exemplo em Diomedes e Medéia. O significado portanto pode ser interpretado como “senhor do pensamento”, “grande pensador”.

Algumas variantes são Arkimedi (albanês), Ark’imed (armeno), Arximed (azerbaijano), Arhimed (bósnio), Arc’himedes (bretão), Archimédés (checo), Arkimedes (dinamarquês), Arkimedo (esperanto), Archimède (francês), Archimīdīs (Greco moderno), Airciméidéas (irlandês), Arkímedes (islandês), Arquímedes (espanhol), Archimede (italiano.

Como referência podemos citar Arquimedes de Oliveira, um notável compositor de música popular brasileira. Este nome nunca teve grande expressão no Brasil, mas consta no Nomes no Brasil (IBGE) que há 3.169 pessoas com o nome Arquimedes, a maioria em Mato Grosso, e as décadas onde houve mais nascimentos de pessoas chamadas assim foi de 1950 a 1970.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário