sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Estrela

.


Estrela é um nome literal em português, e se refere justamente aos corpos celestes que avistamos em grande número no céu noturno. Em espanhol temos a variante Estrella, e coincide ainda com o nome Stella ou Estela. Ainda podemos enumerar outras variantes cognatas: Estelle, Stella, Estella (inglês), Estelle (francês), Stela (romeno), Stjarna (islandês).

Na ferramenta “Nomes no Brasil” (IBGE, Censo 2010), verificamos que existem 532 pessoas chamadas Estrela, a maioria delas registrada na década de 2000, com uma maior frequência no Pará, seguido de Ceará e Amazonas.

Estrella, nessa grafia, encontra popularidade nos Estados Unidos e no México. No território americano, ele está em 793º lugar no ranking de 2015, mas já esteve próximo do 300º lugar em 2006 e 2007.

Não é preciso dizer o quanto a Estrela tem sua simbologia no imaginário humano. Tribos indígenas primitivas já acreditavam que havia uma conexão sobrenatural das Estrelas com os seres humanos, e muitos deles sustentavam a crença de que as almas humanas, após a morte, se transformavam em Estrelas no céu, quanto mais bondosa fosse a alma, mais brilhante seria a Estrela.

A Estrela foi ainda adotada como símbolo de muitas coisas: 1) a Estrela de quatro pontas simboliza o nascimento de Jesus; 2) a Estrela de cinco pontas simboliza o mundo espiritual, a orientação e proteção divina dos mortos, ou ainda as cinco chagas de Cristo, e por fim, o símbolo de Ishtar, a deusa suméria da fertilidade; 3) a Estrela de seis pontas chamada de Estrela de Davi simboliza a união do feminino e do masculino. Por isso, essa Estrela simboliza a união dos opostos bem como a ligação entre o céu e a terra; 4) A Estrela de sete pontas simboliza a harmonia do mundo, as sete cores do arco-íris, as sete zonas planetárias, partilhando, em grande parte, sua simbologia com o número sete, e além disso, para os pagãos, era um símbolo mágico; 5) As Estrelas cadentes são as mensageiras divinas e simbolizam o bom presságio, as divindades e o nascimento.

Quantos de nós já não ficaram admirando o céu em uma noite Estrelada, quem sabe aguardando uma “Estrela cadente” para fazermos um pedido? Pois é: a Estrela sempre esteve ligada intimamente ao misticismo humano. Logo, quem não gostaria de ligar tudo isso ao nome de uma criança?

Pessoalmente, gosto mais das versões não literais do nome com mesmo significado, como Stella. Entretanto, consigo ver magia em Estrela. É a conotação simbólica que o nome possui, inerente ao astro que emite luz, que simboliza a esperança, a perfeição e o divino. Acho que Estrela fica bem como segundo elemento em um composto, nos quais eu consigo pensar no momento em Ísis Estrela, por exemplo. 




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário