sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Antonina

.

Antonina é uma das formas femininas possíveis do nome Antônio, a partir do diminutivo Antonino. Por sua vez, Antônio é um nome romano, que tem uma origem etrusca com significado desconhecido. Erradamente, já foi associado ao grego “anthos”, que significa “flor”, e foi por isso que os ingleses adicionaram o “h” à grafia no século 17, mas no final das contas, não sabemos o que significava.

Como Santo Antônio, o eremita egípcio, e depois Santo Antônio de Pádua foram muito populares, adorados por todo o mundo cristão, Antônio e todas as suas formas variantes, diminutivas, masculinas e femininas se alastraram pelo mundo. Incluindo nisso, então, a forma Antonina.

Uma das personagens mais conhecidas com esse nome é Antonina, a esposa de Belisário, dono de uma das carreiras militares mais respeitáveis de todos os tempos, Flávio Belisário foi o responsável pela expansão do Império Romano do Oriente em meados do século 6º. Entretanto, foi esquecido pela História e traído pelas pessoas mais próximas. Segundo o que consta na História, Antonina era conhecida pelas suas traições públicas ao marido.

Quanto à popularidade no mundo, nos Estados Unidos ele apareceu pela última vez em 1915, no 865º lugar. É um nome comum de ser encontrado em lápides de cemitério, portanto, no cenário norte-americano. Já na Polônia, é nome comum de ser encontrado em berçários: Em 2013, Antonina estava na 202ª posição, sendo que aparece no ranking em franca subida desde 2005.

Na lista da Arpen/SP de 2015, só apareceu 1 Antonina, mas no Nomes no Brasil, do IBGE, consta que há 4.921 pessoas chamadas assim em todo o Brasil, nascidas desde a década de 30 até os anos 2000. O auge de nascimentos foi na década de 40, e a maioria das mulheres chamadas Antonina estão concentradas no Piauí.

Quem tem o nome Antonina, pode ser tratada carinhosamente como Nina, de modo que pode acompanhar muito bem uma criança na sua infância como também na vida adulta.

Referências:

Antonina Ivanova , atleta Soviética;
Antonina Lazareva , atleta Soviética;
Antonine Ordina , esquiadora sueca naturalizada russa;
Antonina Pirožkova , engenheira feminina;
Antonina Zetova , jogadora de voleibol búlgara.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário