terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Evander



Evander deriva do nome Ευανδρος (Euandros), latinizado como Evandrus. O significado é “bom homem”, sendo composto pelos elementos ευ (eu, "bom”), e ανηρ (Aner, "homem”). O primeiro elemento é compartilhado com o nome Eugênio/a, e o segundo elemento é compartilhado com Alexander, com André (e derivados), e também com Cassandra.

Porém, a versão inglesa Evander também pode ser uma forma anglicizada do escocês Iomhar, derivado do nome Ivar ou Ivor, que vem da combinação dos elementos nórdicos antigos “yr” (curva) e “arr” (guerreiro).

O nome vem da tradição clássica e é inspirado na mitologia grega, onde Evandro/ Evander é um aliado de Enéias, na Eneida de Virgílio, assim como um dos filhos de Príamo. Na mitologia romana, Evandrus foi um herói acadiano da Guerra de Tróia, que fundou a cidade de Pallantium, perto do local onde Roma teria sido construída mais tarde. Outras grafias incluem Euandros (mitologia grega), Evandrus (mitologia romana).

Nos Estados Unidos, o nome só aparece no ranking uma única vez, no ano de 1985, na 872ª posição. Já no Brasil, temos 1006 pessoas chamadas Evander, a maioria deles no Mato Grosso do Sul, nascidos na década de 90. Imagino que seja pela popularidade, na época, do boxeador Evander Holyfield.

Na Suécia, Evander também é um sobrenome. Há um autor muito famoso chamado Per Gunnar Evander. Para mim, é um nome muito forte, bonito e masculino, lembra um cavaleiro medieval com capa, espada e cavalo branco. Além disso, o significado é incrível: quem não gostaria que seu filho um dia se tornasse um “bom homem”?

Referências:

Evander Holyfield, boxeador norte-americano;
Evander Hood, verdadeiro nome de Ziggy Hood, jogador de futebol Americano;
Evander Law, escritor norte-americano;

Evander Sno, jogador de futebol holandês.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário