sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Inaiá

.

Inaiá, na maioria dos sites sobre significados que encontrei, é o mesmo que Indaiá, uma espécie de palmeira. Segundo o Guia de Nomes de Bebês, Inaiá é um nome feminino de origem tupi-guarani, do termo ina’ya, que inclusive, também da origem à Inajá e Inajara. 

Alguns sites também dão Inaiá como uma variante aportuguesada de Iemanjá, mas isso é etimologicamente incerto.

Há uma música intitulada Inaiá, do compositor Mário Pires:



Inaiá
Mário Pires
 
A índia
Mais bela que pude conhecer
Tão linda
Exemplo de um amanhecer

Se apaixonou
Por um amor
De outro lugar
Que veio para te buscar

Mas sem saber
Como e por que?
O que seu amor
Partindo te deixou

E ao ver o mar
A embarcação
Pobre Inaiá
Perdia o seu coração

Inaiá, Inaiá
Por amor sincero
No mar foi se jogar
Inaiá, Inaiá
Nas águas de porto
Sumiu no mar



No Brasil, segundo o Nomes no Brasil (IBGE, Censo 2010), há 744 pessoas chamadas Inaiá. A maioria esmagadora foi registrada na década de 90, com maior frequência no Rio de Janeiro. Há também 61 pessoas chamadas Ynaiá (São Paulo, década de 90), e 142 Inayá (RJ, 1990).

Na lista de 2015 da Arpen/SP – que abrange somente o estado de São Paulo – há um registro de Inaiah, sendo que a pronúncia é a mesma já que na cultura geral o “h” no final puxa acento, como em Mariah;

Na novela Amor à Vida, exibida pela Rede Globo em 2014, a atriz Raquel Villar interpretou uma personagem chamada Inaiá. Ela era uma enfermeira que enfrentava um drama à respeito de ser portadora do vírus HIV.


Inaiá é uma cantora e compositora brasileira. Filha do músico Hugo do Cavaquinho. Viveu alguns anos em Minas Gerais e mudou-se depois para o interior de São Paulo. Começou a cantar com seis anos de idade e, aos doze, começou a compor.




.